Prefeitura inicia hoje série de ações de prevenção contra queimadas
Desde o início do ano Niterói enfrenta uma série de problemas referentes ao incêndio em vegetação. Assim como no ano passado, serão realizadas diversas ações de educação ambiental, principalmente nas localizações com maior incidência.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade iniciará no dia 19 de janeiro (segunda-feira) ações de conscientização com o objetivo de prevenir o incêndio em regiões de grande incidência, bem como na Região Oceânica.
A primeira ação será no Morro do Preventório, em Charitas. Os fiscais subirão até o ponto mais problemático e descerão panfletando e recolhendo assinaturas de cada representante de família para assinar o livro de notificações sobre a prevenção e multas, bem como irão explicar toda a problemática das queimadas. Este livro será publicado no Conselho de Meio Ambiente (COMAN).
Na quarta (21) e quinta (22) as ações serão realizadas com uma equipe no Morro do Cavalão (entre São Francisco e Icaraí) e outra equipe no Bairro de Fátima e Pé Pequeno. Na sexta (23) será na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).
O vice-prefeito Axel Grael disse que a ação é inovadora em termos de procedimentos e pede a colaboração da população.
“Essa ação tem potencial para reverter os problemas que estamos enfrentando. Há de fato muita desinformação das pessoas que iniciam esses incêndios. Há uma sensação de impunidade. Este trabalho vai criar sensação de vigilância, um processo de identificação, controle e vigilância das áreas afetadas. Os agentes vão realizar trabalho de notificação de cada família e o diagnóstico dos problemas. Uma das razões é o acúmulo de lixo. Vamos acionar a Clin para realizar a limpeza. Precisamos conscientizar a população sobre o risco de se colocar fogo em vegetação e soltar balões não somente por ser crime ambiental, mas também porque, devido à perda da área verde no local, a encosta fica muito mais vulnerável em períodos de chuvas”.
“O objetivo dessa ação é trazer a prevenção e conscientização das queimadas ao maior número de moradores. Estamos procurando agir de forma integrada, buscando o apoio da Neltur para a divulgação da prevenção em seus painéis, ajuda da Defesa Civil para levantar as áreas mais comprometidas, apoio para a panfletagem das Administrações Regionais e Guarda Ambiental”, diz o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques.