PUR de Pendotiba começa em janeiro
A projeção é de como ficará um dos trechos da Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, região que teve o seu Plano Urbanístico aprovado pela Câmara. Em discussão desde maio, o Plano Urbanístico (PUR) de Pendotiba será sancionado pelo prefeito Rodrigo Neves até o dia 11 de janeiro, prazo que ele tem para validar o projeto elaborado pela Secretaria municipal de Urbanismo e aprovado na última quinta-feira na Câmara dos Vereadores.
No planejamento da prefeitura para a região de Pendotiba pelos próximos dez anos, está previsto o aumento do gabarito no Largo da Batalha de sete para nove pavimentos. Na região que compreende os bairros Ititioca, Badu, Sapê, Cantagalo, Maceió, Largo da Batalha, Matapaca, Vila Progresso e Maria Paula também serão criadas 34 Zonas Especiais de Interesse Social e quatro Zonas Especiais de Proteção da Paisagem e do Ambiente Cultural, com impacto significativo na configuração das construções às margens da Estrada Caetano Monteiro. O plano também prevê a implantação da TransPendotiba, via que incluirá um túnel no Cantagalo e a construção de nove estações de ônibus.
O PUR de Pendotiba foi aprovado, em segunda e última discussão, por 16 votos a três. Ao todo, 43 emendas foram incorporadas à mensagem original. A votação da matéria estava suspensa devido a ação impetrada pelo Ministério Público, derrubada por decisão judicial interposta pela Procuradoria-Geral do Município. O MP denunciava a falta de participação popular na elaboração do projeto.