Rio ganha ferramenta de consulta interativa sobre mortes violentas no estado

ferramentaO Instituto de Segurança Pública (ISP) lançou hoje (23) uma plataforma de consulta interativa sobre Letalidade Violenta no Estado do Rio de Janeiro. A ferramenta está disponível no site do instituto, e apresenta, pela primeira vez, os dados georreferenciados, com perfil das vítimas e distribuição temporal sobre o indicador estratégico Letalidade Violenta que inclui: Homicídio Doloso, Latrocínio, Lesão Corporal Seguida de Morte e Homicídio Decorrente de Oposição à Intervenção Policial. A diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro, informou que os dados serão atualizados anualmente.

“Ao divulgarmos a consulta interativa, queremos incentivar tanto os pesquisadores como a sociedade civil em geral a estudarem mais sobre o assunto. A ferramenta é mais um passo para entender esse quadro”, afirmou Joana.

Os dados são feitos com base nos registros de ocorrências da Polícia Civil, fornecidos pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Civil e auditados pela Corregedoria Interna.

É possível visualizar no mapa os locais onde os crimes ocorrem, sem identificação das vítimas. Os dados presentes nos registros de ocorrência são as primeiras informações que se tem sobre o fato.

O município do Rio de Janeiro registrou 18,6 homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2015. Apesar do alto número, é a menor taxa dos últimos 25 anos. Já taxa de Homicídio Doloso por 100 mil habitantes no estado em 2015 é 25,4, a segunda menor registrada em toda a série histórica (iniciada em 1991). A menor taxa (25,1) foi registrada em 2012. De acordo com o ISP, em comparação com 2015, a queda nesse indicador foi de 15,1% no estado, 745 vítimas a menos em 2015 do que no ano anterior.

Quando analisado por regiões do estado, a Baixada Fluminense foi a que apresentou queda mais expressiva dos homicídios dolosos com 461 vítimas a menos em 2015 quando comparado com o ano de 2014, seguido pelo Interior, que registrou 186 mortes a menos no último ano. Grande Niterói e Capital também tiveram queda nos homicídios com 63 e 35 vítimas a menos, respectivamente, no ano passado.

Deixe um comentário