Rodoviária Novo Rio deve receber 2,4 milhões de passageiros durante os jogos
Cerca de 2,4 milhões de passageiros deverão passar pela Rodoviária Novo Rio entre 31 de julho e 19 de setembro, período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A estimativa foi divulgada hoje (4) pela Concessionária Novo Rio, após previsão das 44 empresas de ônibus que atuam no terminal e operam 230 linhas, sete delas internacionais.
Do total projetado de passageiros, aproximadamente 250 mil serão estrangeiros que usarão o transporte rodoviário para se hospedar em cidades próximas à capital fluminense ou para fazer turismo, principalmente nas regiões dos Lagos e Costa Verde do estado. A maior demanda é prevista nas semanas com feriados, como os dias 5,18 e 21 de agosto, por exemplo, informou a assessora de Relações Públicas da concessionária, Beatriz Lima.
Um esquema especial foi montado pela concessionária para receber os visitantes estrangeiros. Segundo Beatriz, parceria com os consulados dos países que participarão dos Jogos permitirá a criação de uma hot-line para atendimento imediato aos estrangeiros e ampliação do quantitativo de profissionais bilíngues nos balcões de informação.
O terminal também instalou serviço de wi-fi no setor de embarque superior e uma TV de plasma para exibição das competições. Para as pessoas que desejarem comprar lembranças dos jogos, foi montada uma loja oficial da Rio2016 que já está funcionando em frente ao salão de espera do terminal.
De acordo com a concessionária, até o fim deste mês será inaugurada, em parceria com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), uma cabine de autoatendimento, onde agentes de turismo esclarecerão dúvidas dos turistas nacionais e estrangeiros. O equipamento vai operar diariamente das 8h às 21h, em três idiomas, e facilitará ao turista imprimir informações ou documentos.
Acessibilidade e segurança
Beatriz Lima lembrou que o terminal recebeu o certificado com selo ouro de elevado nível de acessibilidade da Secretaria Municipal de Assistência a Pessoa com Deficiência, atendendo aos atletas da Paralimpíada e portadores de necessidades especiais. Foram disponibilizados mapas e pisos táteis, elevadores, rampas de acesso e de nível e telefones em Braille (sistema de leitura e escrita baseado em símbolos em relevo criado no século 19 pelo francês cego Louis Braille).
Está prevista também a inauguração, no setor de desembarque inferior do terminal, de um novo espaço de boas-vindas aos turistas. O serviço de comunicação visual trilíngue da Novo Rio será reforçado com o projeto de Way Finding, voltado para o deslocamento do público aos locais de competição e que será instalado pela prefeitura nos próximos dias.
Com apoio da Secretaria Estadual de Segurança, o terminal iniciou campanha de segurança interna durante os jogos. Recomendações importantes como cuidados com as bagagens e documentação, acionamento da vigilância no caso de atitudes suspeitas ou objetos abandonados e orientações sobre transporte seguro priorizando o uso do VLT e de táxis credenciados nos deslocamentos externos serão transmitidas nas TVs de plasma e avisos sonoros da rodoviária durante os jogos.
Treinamentos
Conforme Beatriz Lima, câmeras de monitoramento do circuito interno de TV da Novo Rio, instaladas em locais estratégicos e de maior circulação do terminal, serão integradas às câmeras do Centro de Comando e Controle do Estado (CICC) e do Centro de Operações Rio (COR). O objetivo é dar maior segurança às instalações e aos visitantes, facilitando o acionamento imediato dos órgãos de segurança pública.
Os agentes da segurança patrimonial e policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Polícia Militar (BPTur) têm participado de treinamentos e simulados promovidos pela equipe de inteligência do terminal desde 2015, com participação de especialistas do Exército, Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil.
Dúvidas ou problemas referentes aos serviços do terminal podem ser esclarecidos pelos usuários no endereço da concessionária. Os visitantes podem acionar também a ouvidoria , as redes sociais ou a central telefônica no número (21)3213-1800 ou 3213-1803.