São Gonçalo elege seu sabor
São Gonçalo já tem o seu sabor. O “Simplesmente Culinária Artesanal”, de Maria Paula , foi o grande vencedor do primeiro festival gastronômico da cidade, o “Sabores de São Gonçalo”.
O estabelecimento conquistou 32.250 pontos. O segundo colocado foi o “The Souzas”, no Mutuá, com 21.250 pontos e a terceira colocação ficou com o restaurante “Sintonia Fina”, que fica na Estrela do Norte, e obteve 14.236 pontos.
Na categoria prato doce, o vencedor foi o restaurante “Tempero Mágico” e sua delícia de aipim. De acordo com donos de estabelecimentos participantes, a divulgação através do festival gastronômico fez com que o faturamento aumentasse após o lançamento do evento. “The Souzas” foi um dos participantes que viu as vendas aumentarem mesmo em meio à crise.
“Participar do festival foi muito importante para nós. Em meio à crise, vimos nosso faturamento aumentar em meio a divulgação do evento. O ‘The Souzas’ ficou ainda mais conhecido e isso é muito gratificante”, constatou Cláudio Souza.
Para Thamiris Costa, responsável pelo “Simplesmente Culinária Artesanal”, a cidade tem muitos talentos culinários que precisam ser valorizados.
“Nós ficamos muito contentes em participar desse festival gastronômico. Todos os funcionários ficaram muito empolgados com o concurso e se empenharam muito. Esse resultado é de toda a equipe. São Gonçalo tem muitos talentos na área da gastronomia. É preciso valorizar esses talentos. Hoje podemos dizer que não precisamos ir a Niterói ou ao Rio para participar de concursos gastronômicos, hoje temos o ‘Sabores de São Gonçalo’, uma iniciativa muito importante da secretaria de Turismo e Cultura”, relatou Thamiris.
A festa de encerramento, realizada no sábado (03/10) contou com mais de 1,5 mil pessoas, que circularam pelo Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), entre às 10h e às 18h. O sucesso do evento foi tão grande que por volta das 14h todas as porções degustação dos estabelecimentos participantes do festival já haviam se esgotado. Além das tendas gastronômicas, o evento contou com a participação de duas cervejarias artesanais: a Mistura Clássica e a Confraria Gonçalense.
Se a moda dos food trucks está com tudo, o que dizer da bike food, rosa e decorada , da Cacau Carola e seus doces gourmet?
“Nós temos a primeira bike food de São Gonçalo. Em Niterói, no Rio as pessoas já estão atentas ao movimento das bikes, assim como rolou com os food trucks. Nós queremos que as bicicletas virem uma tendência aqui em São Gonçalo também. Além do visual nossos doces são todos artesanais. Temos brigadeiros gourmet, brigadeiro de colher, bolo de pote, palha italiana, chocolate quente, brownie. Nós também trabalhamos em festas e eventos,somos convidados para vários casamentos”, contou Ana Carolina.
Para o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Michel Portugal, o evento foi muito positivo para a cidade.
“Eu tenho certeza de que São Gonçalo está no caminho certo. O prefeito Neilton Mulim aprovou e apoiou o primeiro festival gastronômico da cidade. Acreditamos que este evento tenha sido muito positivo, pois tivemos a participação e integração de vários setores da sociedade. O objetivo do concurso foi alcançado, nós queríamos que a população gonçalense conhecesse melhor os espaços gastronômicos da cidade. A frequência dos estabelecimentos participantes aumentou e isso já é um grande sinal. Os próprios donos de restaurante já estão cobrando uma segunda edição do evento no ano que vem”, concluiu Michel Portugal.
Além de gastronomia, o encerramento do festival contou com lançamento de livros, exposição de artes, feira de artesanato, brincadeiras e peças infantis, dança e apresentações musicais.