São Gonçalo ganhará Hospital da Mãe no 2º semestre deste ano
O município de São Gonçalo ganhará a primeira maternidade estadual a partir do segundo semestre deste ano. A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) está concluindo as obras da Maternidade e da Clínica da Mãe, no bairro Columbandê, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O projeto atende à solicitação da Secretaria de Saúde, para que um andar inteiro do prédio de cinco pavimentos seja destinado a uma UTI neonatal.
No primeiro andar, haverá uma recepção, área de espera, consultórios, quatro salas equipadas com Ultrassom, Raios- X, entre outras dependências. No segundo andar, funcionarão 40 quartos com capacidade para dois leitos cada, totalizando 80 leitos. O terceiro pavimento abrigará seis UTI’s, além de quatro de isolamento e um materno.
No quarto andar, estarão localizadas 14 salas de pré-parto, parto e pós-parto; três salas de parto cirúrgico e uma sala para parto normal. Haverá ainda um espaço para observação do recém-nascido. O último andar abrigará a sala de máquinas.
[foogallery id=”2707″]
Em outro prédio de um pavimento, que está sendo construído ao lado, funcionará a Clínica da Mãe. Haverá área para recepção, 14 consultórios, salas para coleta, ultrassons e dependências administrativas.
– Na Clínica da Mãe, terminamos a parte de fundação, estrutura e alvenaria, e estamos concluindo as instalações elétricas e hidráulicas. A próxima etapa será a instalação do dry wall – técnica que substitui a alvenaria com placas de gesso mais leves. Na Maternidade, chegamos ao terceiro pavimento. A obra está dentro do cronograma previsto – explicou o engenheiro responsável, Fernando Rosa.