São Gonçalo intensifica ações contra a dengue
Com a estação mais quente do ano se aproximando, a incidência das chuvas aumenta, deixando em alerta a população e autoridades de saúde em relação ao vírus da dengue e outros fatores causados pelo fenômeno. Com o objetivo de frear o crescimento dos casos registrados no município de São Gonçalo, a secretaria municipal de Saúde e de Vigilância Ambiental está intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, orientando a população da cidade para a prevenção e os perigos da doença.
Nesta quarta-feira, dia 19, agentes e técnicos de saúde da secretaria municipal de São Gonçalo e de controle de endemias da Vigilância Ambiental estiveram durante toda a manhã na Praça Luiz Palmier, no Centro, apresentando à população orientações sobre os cuidados com a doença, distribuindo panfletos ilustrativos com explicações sobre prevenção, além de outros cuidados que as pessoas devem ter contra outros problemas.
Só este ano, a secretaria municipal de Saúde registrou, de janeiro a setembro, 1.381 casos sem óbitos de dengue. No mesmo período do ano passado, 1.238 pessoas foram diagnosticadas com a doença no município, registrando alta de mais de 12%.
Uma tenda foi colocada na praça com o intuito de chamar a atenção da população na prevenção da dengue e de outras doenças. Além dos cuidados básicos, como não deixar água parada em vasos, pneus, contendo o acúmulo de poças, houve ainda instruções com os agentes de endemias a respeito de roedores, cobras e caramujos africanos, que se tornam comuns nesta época do ano.
A secretaria está com equipes nas ruas com ações semanais, que trabalham tanto através de denúncias sobre possíveis focos, quanto em visitas agendadas em domicílio.
Outra preocupação é quanto à qualidade da água nas casas, considerada pelos agentes como uma das principais formas de contaminação de alimentos e causadores de infecções. Técnicos podem ser solicitados pelo morador para que se possa fazer o teste e receber orientações de limpeza e uso correto do elemento. A secretaria disponibiliza para atendimento, orientação e agendamento das visitas o telefone 2605-2341.