São Gonçalo prepara cemitérios para Dia de Finados
Os quatro cemitérios públicos de São Gonçalo estão sendo preparados para receber os visitantes no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro. Segundo a secretaria municipal de Administração, pelo menos 50 funcionários atuam nos serviços de limpeza. São esperadas mais de 40 mil pessoas nos cemitério da cidade entre sábado, domingo e segunda.
De acordo com a secretária de Administração, Roseli Constantino, a operação envolve serviços de limpeza do terreno, poda de árvores e jardinagem, pintura de muros e meio-fio. “Na verdade existe essa manutenção durante o ano todo nos cemitérios com equipes específicas. Mas, nesse momento intensificamos para cuidar um pouco dos detalhes que são importantes para o Dia de Finados. O objetivo é que a gente possa proporcionar um ambiente melhor para as pessoas que irão visitar seus entes queridos”.
Os Cemitérios São Gonçalo, São Miguel, Pacheco e Ipiíba irão funcionar das 8 às 17 horas. Quem tiver dificuldade para localizar o túmulo deve se dirigir à administração local e informar o nome completo e a data do falecimento para que se possa localizar a sepultura. Os visitantes contarão com missas nos Cemitérios de São Gonçalo e de São Miguel às 8, 10 e 16 horas e nos de Ipiíba e Pacheco às 10 horas.
Durante os dias de visitação, a prefeitura montou esquema especial que contará com o apoio da guarda municipal, da Polícia Militar e da secretaria de Saúde, que enviará para cada um dos cemitérios uma equipe de enfermagem com ambulância. Equipes de combate a dengue também estarão nos cemitérios orientando a população sobre o perigo da doença e solicitado que os visitantes evitem colocar água nos vasos de flores.