São Gonçalo realiza balanço da Educação em 2014
O ano de 2014 fecha com muitas conquistas e planos que podem fazer a diferença na rede municipal de ensino. Um deles é o Programa de Articulação para o Desenvolvimento da Aprendizagem, composto por cinco projetos: “Hora da Virada”, “De Olho no Futuro”, “Aprendendo pra Valer”, “Matemática em Dobro” e “Palavra Viva”.
Na subsecretaria de Tecnologia da Educação de São Gonçalo, o destaque foi a criação de softwares educativos próprios e a seleção der alunos para um curso de desenvolvimento de games.
Hora da Virada
Estudantes repetentes têm a oportunidade de recuperar o tempo perdido: o objetivo é oferecer aos alunos com até três anos de repetência um ensino diferenciado. Atualmente, 425 alunos fazem parte do projeto “A Hora da Virada”, em 18 unidades de ensino do município. A taxa de aprovação foi de aproximadamente 85% em 2014. De acordo com dados da secretaria de Educação, mais de 2.100 alunos da rede municipal têm até três anos de repetência. Desses, aproximadamente 15% participam do projeto.
De Olho no Futuro
Com 700 vagas destinadas a alunos do 9º ano da rede pública municipal, o projeto oferece curso preparatório intensivo para concursos em escolas técnicas e militares. Através do curso, os alunos da rede municipal de ensino têm a oportunidade de se preparar melhor para prestar concursos em escolas militares e técnicas como o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
As aulas do curso intensivo acontecem aos sábados e são complementares ao que é ministrado diariamente em sala de aula. A Prefeitura, através da secretaria de Educação, também efetua o pagamento da taxa de inscrição dos concursos e dá o transporte aos alunos que participarão das seleções, levando e buscando nos locais das provas.
Aprendendo pra Valer
O projeto oferece aulas de reforço de Matemática e Língua Portuguesa. As aulas extras dessas matérias são dadas durante dois dias por semana.
Matemática em Dobro
Neste modelo, um professor do 6º ano se une a um de 4º ou 5º para juntos ministrarem aulas dinâmicas da disciplina. O professor recebe hora extra para uma vez por semana ensinar um roteiro do que o aluno tem que saber ao se formar no quinto ano e o que não pode deixar de saber ao passar para o sexto ano.
Palavra viva
O projeto visa incentivar o hábito da leitura e o gosto pela literatura através das artes cênicas.
Fábrica de Jogos
Criados pela subsecretaria de Tecnologia da Educação, softwares educativos foram disponibilizados no site da Prefeitura com o objetivo de facilitar e estimular o estudo incentivando um aprendizado intuitivo, interativo e lúdico. Com objetivos voltados para a compreensão do conteúdo de matérias como Ciências, Português e Matemática, eles podem ser acessados pelos alunos da rede municipal e qualquer estudante que tenha acesso à internet.
Além de auxiliar na aprendizagem, os jogos também beneficiam o desenvolvimento de outras habilidades, como a concentração e o desenvolvimento da coordenação motora.