São Gonçalo se prepara para o Carnaval
A um mês do início do carnaval, representantes de várias secretarias municipais se reuniram para definir detalhes para os cinco dias de folia em São Gonçalo. Entre as novidades para esse ano, o cadastramento dos ambulantes que quiserem trabalhar no Patronato – onde ocorrerá a festa principal, com o desfile das escolas e dos blocos carnavalescos.
Haverá limite no número de autorizações e apenas ambulantes vão circular pela Rua Doutor Francisco Portela. Barraquinhas somente poderão ser montadas na Rua Jaime Figueiredo, paralela à principal.
Os interessados devem procurar a secretaria de Segurança Pública, no prédio anexo, em Alcântara, a partir de quarta-feira, dia 21 de janeiro. Quem quiser mais informações deve ligar para a subsecretaria de Fiscalização e Posturas, através do telefone 2199-6475.
Na próxima semana também haverá uma reunião com o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Fernando Salema, para planejar a parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar.
Além do reforço no policiamento no local dos desfiles e nos bairros onde haverá programação, a PM e a Guarda Municipal vão trabalhar integradas para fazer cumprir a lei 570/2014, de proteção contra ruídos e do sossego público, que proíbe que veículos utilizem aparelhos de som para execução de música em volume alto.
“Tivemos uma experiência muito boa no carnaval passado. Conseguimos reunir 70 mil pessoas e mostrar que o carnaval de São Gonçalo é um carnaval seguro, onde a estrutura do município está à disposição dos foliões”, ressaltou o secretário de Governo, Sandro Almeida, destacando que além do programa principal haverá cerca de 30 carnavais de bairros.
“Esperamos esse ano trazer um público ainda maior. Nenhum gonçalense precisa ir para o Rio curtir o carnaval, e os moradores dos municípios vizinhos podem vir que a festa terá grandes atrações”, enfatizou Sandro.
A secretaria de Transportes vai começar a fazer um estudo técnico para analisar as alternativas para o tráfego de veículos e localizar áreas que serão demarcadas para estacionamento.
“O trânsito durante o carnaval geralmente tem um fluxo menor e caso constatemos que há possibilidade de alterar a rota sem causas prejuízos, vamos manter o trecho fechado durante o carnaval. Caso contrário, a interdição ocorrerá somente nos três primeiros dias”, explicou o secretário de Transporte de São Gonçalo, Jonadab de Sousa, enfatizando que quem quiser ingerir bebida alcóolica não deve dirigir.
“O estacionamento é para quem vai de carro para participar da festa, mas quem for beber deve utilizar o transporte público”, enfatizou Jonadab, lembrando que, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência” prevê pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a carteira de motorista.
Subsecretário de Infraestrutura e Urbanismo e coordenador do Departamento de Iluminação Pública, Pitter Miranda, garantiu que haverá refletores em todos os locais de festa e afirmou que serão instaladas lixeiras nos endereços.
“O serviço de coleta e varredura também será reforçado”, disse.
O secretário de Saúde, Abel Martinez, divulgou que serão implantados dois pontos fixos de assistência médica e pontos atuantes, com articulação de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Além disso, as equipes estarão completas tanto no Pronto Socorro de São Gonçalo, no Zé Garoto, como no Posto de Atendimento Médico de Alcântara”, informou.