São Gonçalo terá Plano de Mobilidade Urbana

O município de São Gonçalo está prestes a dar início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A medida, prevista na Lei 13.089 de 2015, destinada às cidades com mais de 20 mil habitantes, será posta em prática por meio da COPPE/UFRJ, empresa que, segundo o secretário de Transportes, Jonadab de Sousa, será contratada para a elaboração do Plano, por meio de convênio. A medida visa um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

O município, hoje com mais de 1 milhão de habitantes, esteve representado pelo secretário no 1º Fórum de Secretários de Transportes e Planejamento Urbano, organizado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), realizado na última quinta-feira (14). Na ocasião, o consultor técnico do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), William de Aquino, apresentou a proposta que servirá de base à elaboração do Plano dos 21 municípios da região Metropolitana.

Apesar da Lei nº 12.587/2012 definir que a partir de 12 de abril deste ano todos os municípios tenham o plano municipal já elaborado, no Fórum foi oficializado o prazo de até o primeiro semestre de 2016 para que todas as cidades tenham seus respectivos planos concluídos.

De acordo com o Secretário, o município de São Gonçalo se destacou e está um passo a frente na elaboração do Plano que beneficiará toda a cidade em termos de mobilidade.

“Desde janeiro estamos nos reunindo com representantes da COPPE/UFRJ, empresa que será contratada para elaborar o Plano de Mobilidade do município. O contrato será por meio de convênio, e junto a Secretaria de Transportes, está sendo realizado um levantamento para que o Plano atenda as necessidades da região”, concluiu.

Deixe um comentário