Seccretaria de Esporte entrega materiais para escolinha de taekwondo
Ao todo, 25 unidades cadastradas no Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias (Paec), que contempla diversas modalidades esportivas, já foram beneficiadas neste ano com materiais de treinamento cedidos pela Prefeitura de Itaboraí. No último sábado (14/03), o vice-prefeito e secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Audir Santana, esteve em Visconde de Itaboraí para entregar pessoalmente os equipamentos que serão usados pelo mestre Carlos Alberto Pereira de Melo para o ensino do taekwondo.
“É muito prazeroso poder ajudar o mestre Carlos, que desenvolve o taekwondo em nossa cidade há mais de 30 anos. É gratificante saber que muitas pessoas, incluindo diversas crianças, vão se beneficiar desse material” – disse Audir.
Carlos Alberto dá aulas gratuitas na 1ª Igreja Batista de Visconde de Itaboraí em dois dias da semana: às terças e quintas-feiras. São 120 alunos beneficiados, de ambos os sexos, dos oito aos 60 anos, que agora contarão com novos protetores de cabeça e tórax, caneleiras e tatames.
Paec
O Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias (Paec) conta com professores voluntários que recebem orientação pedagógica e materiais esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Atualmente, são 32 escolinhas cadastradas em Itaboraí, beneficiando mais de 2.500 pessoas a partir dos cinco anos de idade em modalidades como futebol, futsal, handebol, voleibol e taekwondo.
Além dos treinamentos, os alunos contam com apoio de diversas secretarias, como a de Educação e Cultura, que atua na prevenção à evasão escolar, a de Saúde, que estabelece um canal de contato dos professores com os coordenadores dos programas de Atenção Básica, a de Desenvolvimento Social, que cadastra para o Programa Bolsa Família e dá suporte de acessibilidade e reabilitação social, a de Trabalho e Renda, que inscreve os pais e alunos adultos para o Sistema Nacional do Emprego (Sine) e, por fim, a de Serviços Públicos, que atua na manutenção do corte dos gramados dos campos comunitários.