Seleção Feminina faz história no Sydney Sevens
Completando uma semana de grandes resultados para o rugby brasileiro, a Seleção Feminina de Sevens fez história nessa sexta, 3, e sábado, 4, no Sydney Sevens, ao bater a Inglaterra pela primeira vez na história. O resultado rendeu às Tupis o Challenge Trophy, equivalente ao 9º lugar do torneio, a 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminino.
O torneio
Jogando do outro lado do mundo e diante de equipes do primeiro escalão do rugby mundial, a Seleção Brasileira teve dificuldades no primeiro dia de competições do Sydney Sevens. A estreia foi contra as donas da casa, a Austrália, que superou as Tupis por 24 a 7. Contra Fiji, outra força da modalidade, o resultado foi 31 a 10 para as adversárias. No último confronto de sexta, placar de 33 a 5 para a Irlanda. Os resultados colocaram o Brasil na disputa de 9º ao 12º lugar.
O segundo dia de competições foi muito melhor para as Tupis, que enfrentaram a Espanha nas semifinais do Challenge Trophy. Com tries de Claudinha e Edna Santini, não convertidos, o Brasil abriu 10 a 0 no marcador. Patrícia ainda diminuiu para a espanholas, mas não conseguiu evitar o triunfo brasileiro por 10 a 7.
Na grande final do Challenge Trophy, o Brasil encarou a Inglaterra. A vitória inédita e histórica sobre as rivais veio depois de muita luta das Tupis. As inglesas marcaram o primeiro try, mas logo Edna Santini empatou o confronto. As inglesas voltaram a pontuar, mas o Brasil novamente foi rápido na resposta, com try de Luiza Campos. O resultado de 12 a 12 levou a partida para a prorrogação. A velocidade da brasileira foi decisiva, com Claudinha arrancando para marcar o try de desempate. O resultado de 17 a 12 rendeu ao Brasil o troféu e o 9º lugar na classificação da etapa.
O título da segunda etapa da Série Mundial ficou com as canadenses, que surpreenderam as australianas na semifinal e bateram os Estados Unidos na disputa pelo ouro.
Com os resultados do Sydney Sevens, o Canadá chegou ao 3º lugar geral, com 30 pontos, atrás de Nova Zelândia (36 pontos) e Austrália (32). Entre as 11 equipes fixas, o Brasil agora encontra-se em 10º lugar, com 5 pontos ganhos, a mesma pontuação da Espanha.
A próxima etapa da Série Mundial de Sevens será disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 3 a 5 de março. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o Brasil disputa a competição como equipe fixa.
Resultados do Brasil no Sydney Sevens – 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminino
Austrália 24 x 7 Brasil
Fiji 31 x 10 Brasil
Brasil 5 x 33 Irlanda
Espanha 7 x 10 Brasil (semifinal do Challenge Trophy)
Inglaterra 12 x 17 Brasil (final do Challenge Trophy – disputa do 9º lugar)