#TodosPeloAlemão e Casas Bahia em campanha de financiamento coletivo
A Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo, dá continuidade à parceria com projetos no Complexo do Alemão e participa do #TodosPeloAlemão, campanha de financiamento coletivo que reúne oito iniciativas dos moradores da própria comunidade.
Em modelo inédito de investimento social, a varejista apoia com mais R$ 1 a cada real doado para a campanha pelo Benfeitoria, plataforma de crowdfunding na qual qualquer pessoa pode contribuir, pela internet, com projetos que gostam e acreditam. O link para participar é benfeitoria.com/todospeloalemao
A varejista tem apoiado diferentes iniciativas que colaboram com o desenvolvimento sociocultural da Comunidade do Alemão, sempre de forma colaborativa. “Nosso relacionamento com as comunidades se constrói a partir do diálogo que estabelecemos com associações de moradores, coletivos diversos, centros e casas de cultura, organizações sociais e pessoas físicas que, de alguma forma, tem papel ativo e crítico localmente. A ideia é compartilhar responsabilidades, riscos, saberes e compromissos. Definimos os processos e critérios em conjunto, mas foi a partir da perspectiva da comunidade que foram escolhidas as iniciativas”, comenta Susy Yoshimura, diretora da Fundação Via Varejo, responsável pelos investimentos sociais da varejista.
Este modelo, adotado também no Jardim São Luis, Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo, garante que não haja um “padrão” de iniciativas da bandeira nas comunidades em que atua. “Respeitamos a diversidade e características de cada região. Seus desafios, suas potencialidades, vontades e prioridades. Não temos como objetivo implementar projetos institucionais específicos, mas sim potencializar a capacidade de transformação e de impacto das pessoas e instituições que formam e estão no dia a dia daquela localidade. Nossas premissas são a transparência e as construção conjunta, inclusive no que se refere a mobilização e viabilidade financeira”, completa Susy.
Casas Bahia e #TodosPeloAlemão
A parceria social teve início quando a varejista construiu com a comunidade o programa Alemão & Casas Bahia. A ação pela transformação capacitou pessoas do Alemão para o desenvolvimento, formatação e viabilização de projetos para beneficiar a própria comunidade. Participaram da iniciativa cidadãos do Complexo que se inscreveram com interesse pelo desenvolvimento de negócios sociais, existentes ou não, que tivessem como objetivo a promoção de transformações sociais na comunidade.
“A parceria com a Fundação Via Varejo está transformando nossos projetos. Há 10 anos desenvolvo esse trabalho e essa foi a primeira porta que se abriu. Finalmente vou poder formalizar meu instituto. A Fundação nos olhou nos olhos, com seriedade, e mostrou que veio para ficar na nossa comunidade”, comenta Monica Cirne Albuquerque, do Projeto Paloma, de fisioterapia e reabilitação.
Representantes do Complexo e demais especialistas selecionaram os oito melhores projetos:
1) Creche Algodão Doce, que atende crianças da comunidade;
2) Espindola Team, que promove através da arte marcial a capacitação de jovens, adultos e crianças;
3) Favela Arte, que promove oficinas de educação artística para crianças e jovens;
4) Feira de Profissões, um evento de capacitação profissional com o objetivo de orientar profissionalmente os moradores;
5) Gato Mídia, que vai capacitar jovens na utilização de mídias colaborativas;
6) Na Ponta dos Pés, que propõem formar e transformar jovens e crianças da comunidade com a dança clássica;
7) Projeto Paloma, que oferece o serviço de atendimento ambulatorial de fisioterapia; e
8) Ritmo do Complexo, que propõe capacitar jovens e crianças, oferecendo oficinas musicais.
Além disso, os participantes também desenvolveram a campanha de financiamento coletivo #TodosPeloAlemão, para viabilizar e manter os projetos. A campanha é resultado da capacitação prévia para colocar em prática um plano financeiro, de forma a dar continuidade ao trabalho de forma autônoma e sustentável.
Conheça a história dos projetos que compõem o #TodosPeloAlemão e participe da campanha clicando aqui.