Transporte Cidadão garante locomoção de cadeirantes
Garantir a locomoção de pessoas que estejam impossibilitadas de utilizar outro tipo de transporte por serem portadoras de deficiência com alto grau de severidade ou estarem dependentes de acompanhamento para deslocamento. Este é o objetivo do Transporte Cidadão, coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, que hoje atende a 147 usuários, entre cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
“Descobri a doença da minha filha quando ela tinha apenas um ano e dois meses. Eu tinha muita dificuldade de levá-la para fazer tratamento, pois ela dá crise varias vezes por dia e para sair de casa com ela era muito complicado. Hoje não tenho mais esse problema. Minha filha segue o tratamento à risca, pois o transporte diferenciado, oferecido pela secretaria, garante a ida e a volta dela”, contou a dona de casa Alessandra Rudugério, 38 anos, que mora em Itaúna e é mãe da pequena Letícia Rudugério, 8, que sofre de epilepsia de difícil controle.
O transporte diferenciado atua com uma frota de 16 veículos, que funcionam de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h. O interessado no serviço deve se inscrever e solicitar o agendamento do serviço, que transporta o usuário de sua casa até o destino solicitado e desse destino até sua casa.
“Este é um programa muito importante. Isto é inclusão social. O transporte busca o paciente e o acompanhante em casa, levando até as instituições de tratamento, aguardando o início e o fim do tratamento”, ressaltou Ana Cristina da Silva, secretária de Desenvolvimento Social.
Acesso – Para solicitar o Transporte Diferenciado é necessário comparecer à sede da secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Uriscina Vargas, nº 36, no Mutondo. A inscrição é feita com o preenchimento de uma ficha relatando a necessidade do transporte e a deficiência existente.
Também na Educação
O Transporte Cidadão também está disponível na secretaria de Educação. No total, 432 alunos da rede municipal de ensino são beneficiados pelo serviço, que conta com 35 vans e três kombis.
“Nós atendemos a estudantes que têm mobilidade reduzida, oferecendo transporte especial para cadeirantes, muletantes e alunos que utilizam andadores”, explicou Marcelo Lages da Fonseca, coordenador de Transporte Escolar de São Gonçalo.
Na Saúde
A rede municipal de cuidados á pessoa com deficiência também mantém um furgão adaptado para transportar pacientes. O furgão comporta até quatro cadeiras de rodas por viagem e transporta os pacientes. O programa de reabilitação da pessoa com deficiência funciona no Núvleo de Ostomizados, na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro- Contato- 2605-8086.