Unidade Municipal de Pronto Atendimento completa uma semana com 4.333 atendimentos
Inaugurada há uma semana, a 1ª Unidade Municipal de Pronto Atendimento, no bairro do Pacheco, em São Gonçalo, atendeu 4.333 pacientes, a maioria idosos e crianças. Durante este período também foram realizados cerca de três mil exames laboratoriais, raio x e eletrocardiogramas. O atendimento na unidade, além da aprovação popular, está ajudando a desafogar as emergências dos prontos socorros.
O aposentado Norival Pereira, de 71 anos, procurou a Unidade Municipal na manhã de terça-feira (07) devido à glicose alta. “Essa unidade está 100 % aprovada. O atendimento foi muito rápido. Minha esposa também esteve aqui em busca de atendimento e foi rapidamente medicada, estabilizada e liberada. A região precisava de uma estrutura desse porte, pois só tínhamos um posto de saúde e nenhuma emergência próxima da nossa residência”, declarou o morador de Monjolos.
Com capacidade para atender até cerca de 600 pacientes por dia, a Unidade Municipal de Pronto Atendimento conta com consultórios de clínica médica e pediatria, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização, oito leitos de observação para adultos e quatro infantis e outro espaço com seis leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância Samu, para um hospital.
“Cheguei na unidade sentindo dores pelo corpo por conta de uma forte gripe e fui muito bem recebido desde a triagem até o setor de medicação. Está unidade de saúde está ajudando a muita gente. Se ela não estivesse aqui hoje teria quer ir ao pronto socorro”, declarou o morador de Santa Izabel, Manoel Reis, de 67 anos.
Obedecendo as normas do Ministério da Saúde, a Unidade Municipal de Pronto Atendimento conta com a “classificação de risco”, que determina a urgência, priorizando e agilizando o melhor atendimento a todos os pacientes que dão entrada na unidade.
O prefeito Neilton Mulim garante que a ideia da construção da Unidade Municipal no bairro Pacheco foi bem elaborada e planejada. Na ocasião, segundo ele, a meta era garantir um atendimento eficaz, rápido e humanizado à população da região.
“Os moradores tinham que se dirigir ao pronto socorro do Alcântara ou do Zé Garoto, que além de distantes, ficavam sobrecarregados. A nossa Unidade Municipal conta com uma sala de urgência (sala amarela) com oito leitos de adultos e outra com quatro leitos infantis. Uma sala de emergência (sala vermelha), que abriga os pacientes graves com seis leitos para adultos e duas salas de observação individual, uma para adulto e outra infantil. Enfim, toda uma urgência e emergência necessária”, explicou o prefeito.
Nos próximos dias o prefeito Neilton Mulim estará abrindo as portas da 2ª Unidade Municipal de Pronto Atendimento, construída na Rua Vicente de Lima Cleto, em Nova Cidade. “A secretaria de Saúde está finalizando todo o processo de estruturação, como aquisição de equipamentos e mobiliário e preparando escalas de médicos e enfermeiros. Em breve a população de Nova Cidade e região contará também com uma grande importante unidade de urgência e emergência”, garantiu.