Vacinação contra H1N1 começa na próxima segunda-feira em São Gonçalo
Antecipando o calendário, a secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo dará início à Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza (H1N1) na próxima segunda-feira (25). A medida de prevenção no município, que já registrou três casos da infecção viral, tem como público alvo crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, idosos, trabalhadores da área da saúde, funcionários do sistema prisional, população carcerária, pessoas com doenças crônicas, diabéticos, transplantados, obesos e portadores de trissomias.
O atendimento será realizado a partir das 8h nos cinco Polos Sanitários da cidade (Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto: Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa; Hélio Cruz, no Alcântara; Rio do Ouro; Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina), além do PAM Neves e em outras 61 unidades de saúde do município.
A campanha, que segue até o dia 20 de maio, tem como objetivo reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus. A vacinação garante a imunização pelo período de um ano. A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos segundo médicos. A expectativa é de que mais de 220 mil pessoas sejam imunizadas.
O secretário de Saúde do município, Dimas Gadelha, convoca toda a população a aderir à campanha: “Estamos nos antecipando para dar uma melhor cobertura à população e esperamos um grande número de adesão à campanha. O município batalhou junto ao Estado para que a data fosse antecipada e desejamos que todo o público alvo seja imunizado. Pedimos para que a população não deixe de ir às unidades de saúde se vacinar”, disse.
No dia 30 de abril será o “Dia D” de vacinação, onde a mobilização é a nível nacional. Neste dia, em São Gonçalo não será diferente. Entretanto a vacinação irá se restringir às crianças e pessoas com doenças crônicas.
Transmissão: De acordo com o ministério da Saúde a transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Além disso, também ocorre por meio das mãos, que após o contato com superfícies contaminadas podem carregar o agente transmissor diretamente para a boca, olhos e nariz.
Risco de complicação grave: Pessoas de todas as idades são susceptíveis a infecção, entretanto, ainda de acordo com o Ministério, algumas são mais predispostas a desenvolverem complicações graves. São justamente os grupos que fazem parte do público alvo da campanha.