Itaboraí prepara 10ª Conferência Municipal de Saúde

  •  
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Começaram os preparativos em Itaboraí para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que abordará o tema “25 anos do SUS: avanços e desafios para os próximos 25 anos – Saúde, democracia e participação social”. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2015, no Clube Vera Gol, em Outeiros das Pedras.

Durante 22 dias, equipes técnicas realizaram uma série de pré-conferências que reuniram trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços de saúde. Os encontros foram realizados em Cabuçu, mas envolveram também as comunidades de Sambaetiba e Pacheco; em Visconde, englobando os moradores de Porto das Caixas e Itambi; e, por último, em Manilha, que teve a participação da população que vive no Centro da cidade.

Nos encontros, 163 delegados debateram as necessidades de saúde desses distritos. Ao todo, 220 participantes elaboraram 130 propostas, que foram homologadas e serão indicadas para discussão no plenário da 10ª Conferência Municipal de Saúde.

O transporte público foi o assunto que recebeu mais propostas dos participantes, sendo mencionado nas três pré-conferências.

“A dificuldade de locomoção das pessoas para ir de um bairro a outro foi apontada como um grave problema no município, atingindo também o serviço de saúde. Moradores de áreas mais distantes da cidade precisam pegar até duas conduções para chegar ao hospital municipal. O caso fica ainda mais grave quando o paciente é encaminhado para um especialista, público ou conveniado com o SUS. O usuário tem despesas em mais um ou dois ônibus”, disse o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.

Representante dos usuários do sistema, o auxiliar administrativo Gilson Ferreira, 48 anos, morador do Parque Aurora, acredita na participação popular para melhoria das políticas públicas de saúde.

“Quem usa os serviços sabe a dificuldade que é para conseguir atendimento de qualidade, além de saber o que e em que áreas deve ser melhorado. É na conferência municipal que nós podemos sentar na mesma mesa para propor políticas públicas, falar e ser ouvido, sugerir novas ideias e debater melhorias para as comunidades. Temos o compromisso de cuidar do SUS, que é gratuito e atende a todos como poucos no mundo afora”, afirmou.

As propostas aprovadas na Conferência Municipal de Saúde serão encaminhadas à etapa estadual e, se acatadas, podem até ser incluídas na pauta nacional de políticas públicas para a Saúde.

Conferência Municipal de Saúde

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e com participação direta da sociedade civil organizada através de seus representantes, de organizações não-governamentais, entidades, sindicatos, governo e prestadores de serviços. A finalidade é construir diretrizes de saúde pública a serem adotadas no SUS e reorganizar o modelo, através da discussão dos problemas de saúde do município.

Acontece a cada quatro anos, no intuito de avaliar a situação da saúde no município, de acordo com os princípios e as condutas do SUS, além de definir as diretrizes em saúde e fortalecer o controle social na cidade.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Itaboraí foi a última edição realizada, em julho de 2011, tendo como temas principais as questões da política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, além da participação da comunidade, do controle social e da gestão do SUS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3639-2089.

You may also like...