Itaboraí e Cruz Vermelha capacitam agentes de segurança e defesa civil
Funcionários da Guarda Municipal (GM) e da Defesa Civil de Itaboraí participaram do curso de Suporte Básico de Vida, oferecido pela Cruz Vermelha em parceria com a Prefeitura. O objetivo é capacitar os profissionais do município para prestar atendimentos em situações de emergência na cidade. A palestra foi aberta a 25 agentes.
Entre os temas abordados estavam avaliação de vítimas, verificação de sinais vitais e desobstrução de vias aéreas. Além de palestras, as aulas também contaram com simulações práticas, com a participação dos próprios agentes municipais.
“É muito importante aprimorar nossas noções de primeiros socorros, e achei o curso muito interessante. Atuamos bastante em eventos realizados na cidade, e estamos sempre sujeitos à necessidade de socorrer alguém. Para isso, é fundamental que saibamos a maneira certa de proceder”, disse o guarda municipal Alexandre Telles.
O curso foi ministrado pelos instrutores Renata Duarte, Cesar Bastos e Luciano Fernandes, com acompanhamento de Regina Lopes, representante da Cruz Vermelha no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).
“É importante que nossos servidores se mantenham atualizados com os procedimentos, para que possam atender a população com respeito e eficiência. A vida humana é o nosso maior patrimônio”, disse Rodrigo Barreto, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí.
Futura sede
Entre os planos de Rodrigo Barreto para 2015 está a viabilização de uma nova sede para a Guarda Municipal de Itaboraí, por meio de uma possível parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O prefeito Helil Cardozo deve tratar do assunto durante um encontro a ser agendado para breve com o governador Luiz Fernando Pezão.