São Gonçalo ganha novo quartel do Corpo de Bombeiros

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta quarta-feira (22/4), o novo quartel do Corpo de Bombeiros do município de São Gonçalo. A unidade foi construída em uma área de seis mil metros quadrados do mercado que a Ceasa-RJ mantém no bairro Colubandê, e que foi cedida por comodato pela Secretaria de Abastecimento e Pesca. O novo destacamento ficará subordinado ao Quartel de São Gonçalo (20° GBM), no bairro de São Miguel.

– É um prazer inaugurar o segundo quartel do município, que tem uma população de 1,2 milhão de habitantes. A meta é inaugurar unidades do Corpo de Bombeiros em cada cidade fluminense até o fim de 2018. Faltam 34 municípios para cumprir esse objetivo. Quero valorizar cada vez mais os bombeiros, porque a corporação é muito importante para o país, pois sempre está presente nos momentos mais difíceis – afirmou o governador.

Foram investidos cerca de R$ 4,2 milhões na edificação do quartel, que tem vestiários, refeitório, cozinha, despensa, depósito de materiais, além de seções administrativas e gabinete do comando. Os recursos empregados no projeto são provenientes da arrecadação da taxa de incêndio.

Cerca de 50 militares compõem o efetivo do destacamento de Colubandê, que conta com cinco viaturas operacionais (um auto-rápido, uma viatura híbrida de combate a incêndios e salvamento, um auto socorro de emergência, um auto tanque reboque e uma auto plataforma mecânica).

Durante a inauguração, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, anunciou os próximos municípios fluminenses que serão contemplados com novos quartéis.

– Para dar sequência ao planejamento do Governo do Estado, ainda este ano, estão previstas inaugurações de unidades do Corpo de Bombeiros em Bom Jesus do Itabapoana e Natividade, nas regiões Norte e Noroeste; em Seropédica e Mesquita, na Baixada Fluminense; e em Itatiaia e Mendes, no Sul Fluminense. Também acontecerá a inauguração da Academia de Bombeiros Militares em Petrópolis, que propiciará melhora na estrutura de ensino da corporação – disse o secretário.

Localização estratégica

O comandante do novo destacamento, major Deyve Freitas Barreto, ressaltou que a localização estratégica da unidade facilitará o deslocamento dos bombeiros nos atendimentos às chamadas de emergência.

– O destacamento está situado próximo às estradas RJ-104 e RJ-106, que são vias de grande acesso. A localização vai permitir com que as equipes dos Bombeiros se desloquem com mais rapidez, diminuindo o tempo-resposta nos atendimentos – explicou o major.

Deixe um comentário