Saúde de idosos é tema de seminário em São Gonçalo
Cerca de 15% da população de São Gonçalo é composta por idosos. Com o objetivo de discutir ações que garantam os direitos destas pessoas, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (08/10), no Serviço Social do Comércio (SESC), na Estrela do Norte, a 1ª Jornada sobre Envelhecimento e Políticas Públicas. O evento contou com palestras educativas e de conscientização, ministradas por profissionais da área.
De acordo com a secretária de Atenção ao Idoso, Mulher e Pessoas com deficiência, Tânia Soares, o seminário busca fazer o levantamento das principais necessidades dos idosos no município, garantindo melhor qualidade de vida no envelhecimento.
“Contamos aqui com profissionais de diferentes áreas, que trabalham como educadores, agentes de saúde e assistentes sociais, por exemplo. Planejamos fazer uma conferência deste porte semestralmente, a partir de agora, para que possamos criar políticas públicas efetivas”, afirmou.
O debate foi aberto com o tema “Idoso, um precioso recurso”, mediado pela coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), Thelma Battaglia. Durante o dia, também foi discutida a questão da violência contra os idosos e as inovações no atendimento a estas pessoas.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Cristina Silva, é importante que seja feito o acompanhamento social e inclusão dos idosos em atividades diárias, para que eles não fiquem ociosos dentro de casa.
“Temos fortalecido os grupos de convivência nos 18 Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade, com atendimento qualificado. Vale destacar que 80% dos nossos alunos que fazem cursos técnicos nos polos de assistência social do município são idosos”, ressaltou.
A aposentada e moradora do Boa Vista, Célia Mendonça, 67 anos, participou do encontro e elogiou a iniciativa da Prefeitura em discutir temas que melhorem a qualidade de vida dos idosos.
“Já pratico atividades físicas nas praças públicas, que são realizadas pelo grupo da secretaria de Esporte e Lazer. Desde que comecei a me exercitar, passei a me sentir muito melhor. Até meu humor mudou”, revelou.