MTST ocupa terreno no Largo da Batalha, em NIterói
Aproximadamente 200 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupam um terreno localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes s/n, em Pendotiba.
Abandonado há muitos anos, o terreno, de propriedade da prefeitura de Niterói, vem servindo como depósito de lixo e entulho.
Em comunicado, o Movimento diz que “após a tragédia dos deslizamentos do Morro do Bumba em 2010, pouco foi feito. A maioria dos atingidos pelo desastre continua morando em áreas de risco, vivendo de favor ou pagando alugueis cada vez mais caros.”
Ainda de acordo com a postagem nas redes sociais, os ocupantes exigem imediata destinação da área para construção de moradias populares do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A Polícia Militar foi acionada, inclusive com auxílio do veículo blindado, o Caveirão, mas ainda não há informações sobre prisões.
De acordo com Vítor Guimarães, coordenador estadual do MTST, o movimento vai se manter no local até que se chegue a um acordo com p governo municipal. Após conversa com a prefeitura, Vítor se mostra esperançoso em um acordo rápido.
“A Prefeitura sinalizou que quer negociar e chegar numa solução rápida de atendimento a demanda das famílias. Nos próximos dias teremos uma reunião para que seja discutida uma proposta concreta. Esperamos que seja rápida e de sucesso, a saída do terreno depende do sucesso dessa negociação”, disse.
O coordenador confirmou que são 200 famílias ocupando o terreno e que estão trabalhando na montagem das barracas.
Atualizado às 13h39.