Comunidades e pescadores de São Gonçalo recebem censo

pescadoresCom objetivo de subsidiar políticas públicas para o setor pesqueiro em São Gonçalo, a secretaria Municipal da Pesca começou a realizar um censo no município. O bairro escolhido para o início da pesquisa foi o Boa Vista. Todas as cinco associações de pescadores da cidade – Gradim, Itaoca, Praia das Pedrinhas, Porto do Rosa e Praia da Luz – e a Colônia de Pesca, além das residências dos profissionais, serão visitadas.

“Vamos fazer um levantamento da atividade pesqueira, a pesca industrial e a pesca artesanal e o levantamento das mariculturas, produção artificial em ambiente marinho de seres aquáticos, na área de abrangência de todo o município de São Gonçalo. As formas de organização, infraestrutura, logística e tipos de embarcações também serão listadas, assim como aspectos socioeconômicos, como renda familiar e estrutura de moradia”, revelou o secretário Municipal da Pesca, Vicenildo Medeiros, destacando que a expectativa é conseguir fazer um raio-x da pesca no município.

“Esse resultado irá nos ajudar na elaboração de projetos para o setor pesqueiro. Queremos beneficiar os pescadores e suas famílias. A ideia da secretaria é fazer um diagnóstico social do setor pesqueiro, o que trará subsídios à Prefeitura para a elaboração de projetos futuros que irão beneficiar o setor”, ressaltou.

O pescador Carlos Alberto Inácio de Goés, 58 anos – 30 deles dedicados à atividade – está animado com a ação.

“A pesquisa será maravilhosa para saber quem é quem. Será uma forma de incentivo aos trabalhadores e, com certeza, vai trazer melhorias. Vejo essa pesquisa como um canal para a gente se expressar. Sempre quisemos falar e temos que aproveitar essa chance”, afirmou.

Deixe um comentário