Mais de mil gonçalenses ganham qualificação profissional
Depois de seis meses de curso, 1,3 mil alunos dos Polos de Qualificação Profissional de Vista Alegre, Trindade e Coelho se formarão em diferentes modalidades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de São Gonçalo. Administrado pela secretaria de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, a formatura ocorrerá nos dias 30 de novembro e 5 e 14 de dezembro.
Moradora do bairro de Vista Alegre, Deusmar Nunes, de 44 anos, participou esta semana da sua última aula.
“Este curso foi uma experiência única, pois o que aprendemos aqui levaremos para a vida toda. Pretendo trabalhar no ramo de salgados. Ano que vem vou me inscrever para o curso de panificação para me aperfeiçoar e me qualificar mais ainda. Essa oportunidade de entrar em um curso, de forma gratuita, foi maravilhosa, pois não teria condições de pagar um particular”, declarou a aluna do curso de salgados.
De acordo com a secretária da pasta, Ana Cristina Silva, o mercado de trabalho requer qualificação e o papel do poder público é contribuir para que a profissionalização esteja ao alcance de todos.
“Estamos gerando emprego e renda para todos. Os cursos vêm ajudando os gonçalenses a mudarem de vida”, ressaltou a secretária.
No dia 30, mais de 300 alunos do Polo de Qualificação Profissional da Coelho receberão os certificados de conclusão dos 13 cursos oferecidos na unidade. Já no dia 05, será a vez dos 700 alunos da unidade de Vista Alegre, onde foram oferecidas 23 modalidades de cursos. E, no dia 14, será a vez dos 340 alunos do Polo da Trindade se formarem.
“Estou muito feliz por ter feito esse curso, pois já estou trabalhando como depiladora e com limpeza de pele. Já fiz todos os cursos de beleza oferecidos aqui na unidade de Vista Alegre”, afirmou a aluna do curso de depilação e limpeza de pele, Claudirene Marins, de 40 anos.
Os cursos oferecidos nas unidades são: panificação, bijuterias, cabeleireiro, canto e violão, capitonê, compotas, confeiteiro, corte e costura, cuidador de idosos, decoupagem, depilação, doces finos, eletricista, entrelaçados com fitas, flores em EVA, ginástica, informática, inglês, limpeza de pele, manicure, maquiagem, massoterapia, pintura em tecido, refrigeração, salgados e telemarketing.
A aluna do curso de cabeleireiro, Adriana Moraes, de 28 anos, também receberá seu certificado no mês de dezembro.
“Eu já trabalhava na área e procurei o curso para me aperfeiçoar. Agora pretendo fazer o curso de depilação e limpeza de pele no próximo semestre”, declarou.