Alunos de escolas do município de SG se formam em curso da PM

alunos PM
Cerca de 800 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de São Gonçalo participaram, na manhã desta terça-feira, dia 2, da formatura e entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a secretaria municipal de Educação. A cerimônia aconteceu no ginásio do clube Tamoio, onde reuniu pais, professores e representantes das escolas integrantes do programa. O curso é oferecido aos alunos anualmente, onde recebem aulas de educação e respeito ao próximo, além da prevenção e orientação no combate às drogas.

No total, 25 unidades de ensino municipal participaram das atividades durante todo o segundo semestre, formando mais de 1.500 alunos. O programa já acontece há pelo menos sete anos no município.

Durante o evento, houve homenagens às professoras e os alunos leram redações sobre o que aprenderam durante o período das aulas. Os estudantes ainda foram premiados com medalhas e troféus, além receberem das mãos dos policiais-instrutores os diplomas de conclusão das disciplinas.

A secretária municipal de Educação, Vaneli Chaves, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e renovou, por mais um ano, a parceria com a corporação para novos cursos para 2016.

“Obrigado a todos os professores, alunos, e a PM por incentivar e orientar nossas crianças em relação a esse tema sempre polêmico, que são as drogas. Todos já passamos por situações com drogas ou conhecemos alguém que tenha passado por esse problema. É importante que cada um de vocês ponha em prática tudo o que aprendeu”, ressalta a secretária.

Aluno PM2Também presente na solenidade, a vice-prefeita, Mariângela Valviesse, destacou a importância das boas escolhas na vida e na educação dos jovens estudantes.

“Na vida temos que fazer escolhas e elas precisam de atitudes. Precisamos resistir às coisas ruins e saber que são as nossas escolhas que nos guiarão durante toda a vida. Aqui é momento da conquista”, concluiu.

Professora da escola municipal José Manna Júnior, no bairro Antonina, Irlene Gonçalves resumiu o que o curso representou na vida acadêmica dos jovens.

“Foi ótimo. Eles debateram os temas com os instrutores e assimilavam bem a mensagem contra as drogas e como viver a vida longe de coisas ruins. Acho importante a iniciativa porque é uma instrução sobre um tema bem presente e que precisa ser sempre esclarecido, principalmente entre os jovens e as crianças”, conta a professora.

O Proerd acontece desde 1992 quando foi implementada pela PM do estado do Rio e, hoje, o projeto é adotado por todo o país. A iniciativa foi baseada dentro do modelo norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), criado em 1983.

Sobre o autor

Deixe um comentário