São Gonçalo recebe hoje Caravana Rio Criativo
Com o objetivo de oferecer cursos e consultoria para a qualificação de agentes culturais e empreendedores criativos, a Caravana Incubadora Rio Criativo, chegou ontem (08) a São Gonçalo. A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura irá até esta quarta-feira (09) de forma gratuita e esta sendo realizada na Casa das Artes Villa Real, no bairro Zé Garoto.
O produtor Cultural de São Gonçalo, Silvio Júnior, de 25 anos, ressaltou a importância da caravana. “Essa caravana é uma oportunidade para todos nós envolvidos com cultura, pois podemos apreender a organizar e planejar os projetos culturais na cidade. Faço parte da ONG Incubadora de Projetos Sociais, em São Gonçalo, que atende aproximadamente 150 crianças”, declarou.
O evento reúne cursos, palestras e consultorias em gestão cultural, planejamento estratégico, captação de recursos e elaboração de projetos, abertos à participação de todos os municípios da região Leste Metropolitana, que engloba os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Rio Bonito, Tanguá e Maricá.
“Escolhemos São Gonçalo para nossa caravana por ser considerada a segunda maior população e é nosso dever estar aqui oferecendo essa oportunidade. A ideia do programa é dar as ferramentas aos agentes culturais para que tenham acesso aos recursos disponíveis para a cultura e descubram maneiras de tornar os seus empreendimentos culturais sustentáveis. Ficamos impressionados com a qualidade das perguntas feitas pelos agentes e pretendemos atingir cerca de 200 pessoas nessa caravana. Pretendemos voltar mais vezes a cidade para falar de gestão cultural”, declarou o assessor Especial para a Economia Criativa da Secretaria Estadual de Cultura, Marcos André Carvalho.
Quem ainda deseja participar poderá se inscrever no local do curso, às 10h. “Ferramenta de Gestão”, “Elaboração de Projetos”, “Marketing e Mobilização de Recursos” e “Preparação para Pitching” são alguns dos temas abordados. O Rio Criativo é a principal plataforma para a economia criativa do estado do Rio de Janeiro, estimulando o empreendedorismo e oferecendo uma série de serviços de apoio à geração, à consolidação e ao fortalecimento de empreendimentos sustentáveis.
“Estamos levando ao alcance de quem trabalha com artes não só no nosso município, mas também com os municípios vizinhos. Essa Caravana irá ajudar esses produtores culturais na questão de elaboração e planejamento de projetos, participação em editais, entre outras atividades. É uma oportunidade de acesso a cultura”, garantiu o presidente da Fundação de Artes, José Antônio Machado.
Programação:
– Dia 9 de dezembro
9h – credenciamento
9h às 13h – Consultorias sobre Planejamento Financeiro e Mobilização de Recursos
Público: de 1 até 3 pessoas, com a consultora Eveli Ficher. (todas consultorias duram 1h).
10h às 13h – Oficina “Concepção e Elaboração de Projetos”, com Fernanda Oliva.
14h às 18h – Consultorias sobre Elaboração de projetos, com Fernanda Oliva.
14h às 18h – Consultorias com Eveli Ficher, sobre Planejamento Financeiro e mobilização de recursos.
Horário: das 9h às 18h
Local: Casa das Artes Villa Real
Endereço: Rua Coronel Moreira César, s/nº- Zé Garoto.