Cidades do interior já emitem alvará online
A partir de agora, trâmites processuais para abertura e fechamento de empresas podem ser concluídos em até 48 horas em Macuco, Nova Friburgo, Barra do Piraí, Itaperuna, Cordeiro e Volta Redonda. A Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) está ampliando a adesão ao Regin (Sistema de Registro Integrado) em todo o estado, oferecendo um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão. A iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros e prefeituras.
Empreendedores interessados em obter alvará para atividades nessas cidades poderão solicitar o documento online sem precisar se deslocar até a sede da Junta Comercial, na cidade do Rio, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos estabelecidos. O procedimento é realizado por meio do Regin.
Para Luiz Paranhos Velloso, presidente da Jucerja, o crescimento do número de prefeituras que vêm aderindo ao Regin é um avanço.
– Temos que unir esforços cada vez mais, para que todos participem desse grande projeto de integração utilizando o Regin. Esse é o nosso maior objetivo, que segue alinhado com as metas estabelecidas pelo governo de desburocratização e incremento do desenvolvimento econômico – afirmou Velloso.
Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Walter Tuller, a velocidade do processo estimulará a regularização dos negócios.
– A desburocratização ajuda o município a acelerar a receita – afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico.
Para utilizar o serviço, o contribuinte deve realizar cadastro no site www.jucerja.rj.gov.br. O interessado poderá ter acesso às informações e às etapas para obter o documento. Depois, o cliente recebe uma notificação de que seu alvará está disponível para impressão.