Cisp de Niterói vai começar a operar em 30 de junho, anuncia Rodrigo Neves

Aguardado com ansiedade por toda população de Niterói, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), irá começar a operar no dia 30 de junho em toda a cidade. Isso foi o que garantiu o prefeito Rodrigo Neves, em sua conta no Twitter na tarde desta segunda-feira (04/05). O aumento da sensação de insegurança no município faz com que a população torça pelo início das operações do Centro Integrado o quanto antes.

Diferentemente do Centro de Operações da prefeitura do Rio, que tem como foco o funcionamento dos serviços da cidade, o Cisp de Niterói será o primeiro do estado com investimentos superiores a R$ 20 milhões, e prevê a implantação de portais de monitoramento em todas as entradas da cidade, todos dotados de programas de reconhecimento e identificação de placas de veículos. Ao todo serão 450 câmeras de longo alcance distribuídas por todo o município, das quais 80 equipadas com os botões de pânico.

O prefeito já destacou anteriormente que Niterói será a primeira cidade do Estado a implantar o sistema de monitoramento integrado com as forças de segurança. “A prefeitura estruturou esse projeto no primeiro semestre do ano passado e de fato estou muito satisfeito com o cronograma e a execução do projeto, que será entregue antes do que foi estabelecido no contrato. No final de março será concluída a estrutura do prédio e nós entregaremos no primeiro semestre”, disse o prefeito.

De acordo com a prefeitura, todos os veículos da segurança pública serão conectados ao Cisp e poderão ser acionados 24 horas por dia. Além disso, a população poderá cooperar, dando informações através de uma central telefônica. Nesse local, os funcionários vão filtrar os dados e repassá-los ao Cisp. Ainda segundo a prefeitura, o telefone desta central ainda vai ser definido e, posteriormente, divulgado à população.

A tecnologia do monitoramento, a cargo da Informática do El Corte Inglés, que está sendo implantada em Niterói é uma das mais avançadas do mundo. Atualmente, a empresa é responsável pelos sistemas de vigilância da cidade de Madri e da fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Sobre o autor

Deixe um comentário