Estações passam por obras para receber novas barcas

  •  
  •  
  •  
  •  

barcasAs estações Praça XV e Arariboia passam por obras de adaptação para que a embarcação Pão de Açúcar, que chegou ao Rio em dezembro, comece a operar. A previsão é de que, em março, a nova barca já possa atender os passageiros na ligação entre os municípios do Rio e de Niterói. Além da instalação de novos flutuantes que dão acesso à porta de embarque, os locais de atracação também estão sendo vedados.

A plataforma flutuante, que vai garantir o nivelamento da rampa de acesso à porta de embarque, e as novas estacas para a atracação da embarcação já foram concluídas na estação Arariboia. Agora, o mesmo serviço será feito na estação da Praça XV.

Melhorias serão concluídas em fevereiro- Também está em andamento, em Niterói, a troca da cobertura metálica sobre a passarela de acesso às pontes de embarque, tornando a área coberta mais ampla e ventilada. As obras serão concluídas no fim de fevereiro.

O catamarã Pão de Açúcar tem capacidade para transportar 30 mil passageiros por dia, substituindo duas embarcações tradicionais. Equipamentos de segurança já estão sendo adaptados de acordo com as normas brasileiras e os operadores da concessionária CCR Barcas estão em treinamento para operar a embarcação.

A nova barca é a primeira de sete compradas pelo Governo do Estado para renovar a frota da linha Praça XV-Arariboia. A segunda, batizada de Corcovado, deve chegar em abril. Cada embarcação tem capacidade para 2 mil passageiros e dupla proa – que permite a atracação sem necessidade de manobras. Todas são equipadas com ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes.

Juntas, as sete barcas vão possibilitar a oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número de passageiros transportados atualmente no trajeto, e reduzir o tempo de viagem de 18 para 10 minutos.

You may also like...