Itaboraí tem dois medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática

matematica 2A rede municipal de ensino de Itaboraí teve dois alunos premiados na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada este ano. Erica Monteiro e Diego Ribeiro, que estudam nas escolas Jornalista Alberto Torres e Antônio Alves Vianna, respectivamente, receberam medalhas de bronze na competição.

“É um reconhecimento de todo o trabalho de incentivo à matemática que as escolas já vêm desenvolvendo ao longo do ano. Dou os parabéns aos alunos e aos profissionais envolvidos, e espero que os exemplos deles possam estimular mais estudantes”, disse Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura.

A Obmep é promovida pelo Governo Federal, através dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação. São duas provas, uma objetiva e outra discursiva, direcionadas a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio das escolas municipais, estaduais e federais.

Os objetivos são realizar a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, promover o estudo da matemática e identificar jovens talentos a fim de incentivar seus ingressos nas áreas tecnológicas e científicas. É este, por exemplo, o caso de Diego, de 12 anos.

Aluno do 7º ano, ele já estuda há quatro temporadas no Antônio Alves Vianna. Filho do barbeiro Adalberto e da dona de casa Sandra, Diego sonha em se especializar em tecnologia.

“Sempre gostei muito de matemática. Principalmente de frações e equações. Me inscrevi na prova e estava confiante em ter um bom resultado. Só tenho a agradecer aos meus professores Targino e Thiago, que são muito bons. Meus pais também me dão uma força sempre que possível”, disse ele, ao lado do pai emocionado.

“Temos a Christiane Costa, uma coordenadora específica para desenvolver atividades de matemática na escola, o que ajuda bastante”, disse Miguel Luiz Castro, diretor da escola.

Erica Monteiro

Na escola que foi a primeira colocada de Itaboraí no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Erica Monteiro, aluna do 9º ano, recebeu menção honrosa em 2013 e 2014. Mas, neste ano, teve um desempenho ainda melhor e conseguiu a medalha.

“Matemática é a matéria com a qual eu mais me identifico. Estou aqui na escola desde o 1º ano e tive ótimos professores que contribuíram demais para o meu aprendizado, como a Simone e o Antônio Jorge. Quando a medalha veio, meus pais ficaram muito felizes”, disse ela, que tem 15 anos e quer ser biomédica.

Sobre o autor

Deixe um comentário