Itaboraí vai distribuir camisinha durante o Carnaval

A secretaria de Saúde de Itaboraí promove, a partir de sábado (14), campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids focada no Carnaval. Durante os quatros dias de folia, 80 mil preservativos serão distribuídos na Avenida 22 de Maio, em Itaboraí,

onde será montado o palco principal, e também nos bairros de Manilha, Cabuçu, Apolo e Itambi, onde haverá festejos promovidos pela Prefeitura.

A campanha contará ainda com distribuição de panfletos para orientar e chamar a atenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis nos blocos de carnaval e bailes de rua promovidos pela Prefeitura. A campanha é organizada pelo Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids e Hepatites Virais.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, explica que a campanha vai alcançar os foliões, mas a meta é chegar a toda população.

“Assim como as demais campanhas, aproveitamos uma data comemorativa para alertar um público específico, mas com o objetivo de alcançar toda a comunidade. Quanto mais cedo for feita a identificação da doença, maior é a chance de cura do paciente acometido por sífilis ou hepatites B e C. No caso do HIV, o diagnóstico precoce é, também, fundamental para manter a doença sob controle e oferecer maior qualidade de vida a esse paciente”, explica.

Atualmente, há 735 pacientes realizando tratamento contra Aids em Itaboraí, sendo 95% moradores da cidade. De acordo com a assistente social do Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids e Hepatites Virais, Viviane Braga da Silva, cerca de 250 exames são realizados por mês na cidade, e de seis a nove pessoas recebem o diagnóstico positivo.

“O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo); pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho, durante a gestação, o parto ou na amamentação; e por transfusão de sangue. A pessoa que fizer o
tratamento e tomar o medicamento corretamente pode viver por muitos anos”, afirmou Viviane.

Exames de HIV

Terminada a folia, a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. Testes de HIV, sífilis e hepatites B e C para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo, são realizados diariamente no Centro
de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Rocha, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa o ano inteiro.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Mais informações pelo telefone 3639-1068.

Sobre o autor

Deixe um comentário