Obras de revitalização da Avenida 22 de Maio chegam à Vila Esperança

obras22maioA primeira parte das obras de revitalização total da Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, já chegou ao bairro Vila Esperança (antiga Reta). Os trabalhos de drenagem e infraestrutura começaram em maio, a partir da ponte de Venda das Pedras, assim como a montagem do canteiro em Joaquim de Oliveira, em frente ao Hotel Ibis. A expectativa da Prefeitura é a de que em 10 dias sejam finalizados os projetos geométricos e topográficos, necessários para a preparação das bases, sub-bases, meios-fios e a aplicação do asfalto.

“Queremos iniciar o quanto antes os trabalhos de pavimentação, para que a população comece a sentir, de fato, as melhorias. Atualmente, as equipes têm se concentrado nos trabalhos de drenagem, algo que pouco aparece, e que é parte fundamental do projeto. Acreditamos que, em até duas semanas, toda a parte de drenagem desse primeiro trecho. de 1,2 quilômetro, que vai da região da Reta até Venda das Pedras, seja finalizado”, afirmou o secretário municipal de Obras, Mário Sergio Lopes.

Mário Sérgio explica que as obras, que compreenderão todos os 9 km da via, são realizadas em etapas para atender a questões técnicas e amenizar possíveis transtornos ao tráfego de veículos. Atualmente, a Secretaria Municipal de Transportes mantém orientadores de trânsito na região entre 7h e 19h para auxiliar os motoristas nos pontos de intervenção. Por enquanto, os trabalhos ocupam apenas o acostamento.

Manutenção

A previsão de conclusão de toda revitalização na Avenida é de 16 meses. Enquanto isso, no trecho que cruza ao Centro da Cidade, onde as obras chegarão numa próxima fase, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza a manutenção da via, começando pela recuperação dos acostamentos. Os trabalhos foram iniciados na semana passada e, de acordo com o secretário Marcos Le Gentil, a medida é paliativa, até que as obras de revitalização da Avenida 22 de maio de cheguem a esse ponto.

“Nós vamos realizar a manutenção da via, enquanto as obras de revitalização acontecem nos outros pontos. Isso também deve melhorar o fluxo de veículos, já que estamos atuando na melhoria dos acessos e recuperando as calçadas. Agradecemos pela parceria com a concessionária Autopista Fluminense, que doou o material de fresagem usado para compactar o solo”, destacou Le Gentil.

Revitalização

As obras de revitalização da Avenida 22 de Maio são uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças. Os trabalhos estão orçados em R$ 186 milhões.

Após ser concluída, a avenida contará com nova pavimentação, áreas duplicadas e ganhará equipamentos modernos de iluminação com fiação subterrânea, áreas de lazer, acessibilidade, ciclovia, ponte, passarela e a construção de uma grande praça em Joaquim de Oliveira, com um centro de convenções, oficinas de arte oleira e lojas para a venda do artesanato.

Deixe um comentário