São Gonçalo oferece Capacitação voltada para a Educação Inclusiva
Teve início nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, uma capacitação voltada para a Educação Inclusiva. As aulas acontecem no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu. No total, seis cursos são oferecidos: baixa visão, grafia braille, soroban (matemática para pessoas com deficiência visual), TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) e (AEE) Atendimento Educacional Especializado.
“Temos um total de 130 alunos, entre professores da rede municipal, pais e profissionais de São Gonçalo e Niterói. O curso vai até dezembro”, explicou o coordenador da Educação Inclusiva de São Gonçalo, Humberto Bethoven.
Paralelamente, um curso intensivo na área de deficiência visual está sendo oferecido no Centro Municipal de Referência em Formação Continuada (Crefcon) Prefeito Hairson Monteiro dos Santos, no Barro Vermelho.
“Esse curso ocorre aos sábados, de 9h às 17h, e inclui aulas de grafia em braille, alfabetização em braille, produção de material e braille fácil”, revelou Bethoven.
Atualmente, a rede municipal de ensino gonçalense possui 1.410 alunos matriculados na Educação Inclusiva – um crescimento de 15% se comparado à gestão anterior. Já em relação aos profissionais, em 2012 havia 21 professores e em 2015 esse número é de 351.