SG convida municípios vizinhos a criar “cinturão de segurança”
Reduzir a criminalidade, reforçar a fiscalização nas áreas de divisa entre os municípios e estimular a troca de informações entre os serviços de inteligência da região. Este é o objetivo do “Cinturão de Segurança”, projeto proposto pela secretaria de Segurança Pública de São Gonçalo aos municípios vizinhos e anunciado nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, durante reunião entre integrantes da cúpula da segurança gonçalense.
Nesta primeira reunião, as cidades de Itaboraí e Seropédica enviaram representantes. Idealizador do projeto, o coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança (Ciosp), Carlos Alberto Mello, aguarda resposta dos municípios de Niterói, Tanguá e Maricá.
Outro anúncio realizado durante o encontro foi sobre a instalação de outras 48 câmeras e a implantação de botões de pânico no município. A localização das novas câmeras será definida a partir de estudo feito em cima das manchas criminais entregues à secretaria de Segurança pelas polícias Civil e Militar e pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
“Os benefícios são muito grandes e não se limitam à Segurança Pública. As câmeras flagram também situações que podem ser repassadas a outros órgãos”, ressaltou Mello.
Todas as imagens ficam à disposição tanto da PM como da Polícia Civil e podem auxiliar na prevenção e também na elucidação de crimes.
“É uma parceria importante, pois proporciona à Polícia dar uma resposta”, destacou a delegada Raíssa Celles, titular da 72 DP (Mutuá).
As câmeras, tem um zoom de 12 vezes e são capazes de aproximar imagens com nitidez a uma distância de até 350 metros. Os botões de pânico devem ser inicialmente colocados próximos a agências do banco Itaú, que é a empresa que assinou uma parceria público-privada. Quando acionados, equipes do 7BPM (São Gonçalo) e da delegacia da área do incidente serão contactadas.
“Nossa cidade tem uma população superior à de 14 capitais brasileiras. Somos o segundo município do Estado do Rio, com mais de um milhão de habitantes. Temos buscado na iniciativa privada possibilidades de novas parcerias para devolver a segurança aos gonçalenses. Essas câmeras darão celeridade à investigação de eventuais crimes e vão possibilitar que prisões sejam efetuadas com mais rapidez”, enfatizou o prefeito Neilton Mulim durante a assinatura do convênio.
Também participaram do encontro o secretário de Segurança, coronel Antônio Oswaldo de Souza, o delegado Sérgio Caldas, coordenador do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), o delegado Leonardo Borges, da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-Nit/SG), o delegado Robson Rodrigues, da 73 DP (Neves) e o comandante do 7 BPM (São Gonçalo), coronel Fernando Salema.
O oficial inclusive passou a receber em seu aparelho de telefone celular, através de instalação de aplicativo específico, as imagens que já são monitoradas pelo município. Atualmente, 26 câmeras estão em funcionamento.