Estudantes de Itaboraí participam de palestra sobre Educação Ambiental

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro, em Ampliação, Itaboraí, participaram, na manhã desta quarta-feira (22), da palestra “Reflexões e Práticas em Educação Ambiental”, ministrada pelo engenheiro ambiental Gabriel Wolfensberger, do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental. A atividade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), celebrada nacionalmente entre 13 e 19 de outubro, mas estendida até o dia 31 na cidade pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Esta é a primeira vez que o município se integra ao evento, criado há dez anos. Em 2014, o tema é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Presente ao evento, a subsecretária municipal de Tecnologias Educacionais e Informação, Sirlene Mendes Freitas, ressaltou que não só esta palestra, mas outras ações, como mostras, oficinas, visitas ao Parque Paleontológico de São José e um tour pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos fizeram parte da programação da SNCT em Itaboraí.

“A ideia principal é contribuir para que os nossos alunos sejam multiplicadores deste conhecimento na escola, em suas casas e na própria comunidade onde vivem”, frisou Sirlene.

A palestra tratou da contextualização do consumo, trazendo uma discussão além das prateleiras de compra, com o objetivo de apresentar a ideia a partir de uma análise social, individual e coletiva. E ainda sobre os resíduos e Meio Ambiente, com processos atuais de disposição, suas tecnologias e consequências, dentre outros.

Os estudantes assistiram dois vídeos documentários: “As Marcas da Humanidade” e “A História das Coisas”, retratando a quantidade de itens que consumimos durante uma vida inteira e o ciclo de vida de produtos como papel higiênico, creme dental, água, leite e outros. Foram realizadas ainda atividades em grupo.

A aluna Júlia Almeida, 11 anos, aprovou a palestra e destacou os vídeos como os pontos altos.

“Em momento algum a conversa ficou chata, os vídeos foram super interessantes e deu para compreender bem. Eu já faço economia de água em casa, pois isso contribui para o futuro do planeta. Mais pessoas deveriam fazer isso também”, disse a estudante.

Seguindo com as programações, nesta quinta-feira (23), aproximadamente 30 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade participarão desta palestra. E visitarão o Centro de Gerenciamento de Resíduos, em Itapacorá, onde serão discutidos, entre outros aspectos, a importância do tratamento e processamento do lixo.

Programação continua até dia 31

No dia 29, mais 30 alunos irão a São Gonçalo visitar o Núcleo Avançado em Tecnologias de Alimentos (Nata), escola estadual de ensino médio técnico integrado, com cursos de laticínios e panificação.

Já nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 17h, a região da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, abriga uma série de atividades abertas ao público em geral, entre elas, sessões de vídeos, exposições e até mesmo a instalação de um planetário inflável. Haverá também a mostra “O Conhecimento Científico ao Alcance de Todos”, uma exposição de trabalhos selecionados nas feiras de ciências das escolas do município. Ocorrerão, ainda, atividades interativas do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) e o encerramento do 1º Evento Pedagógico de Ciência e Tecnologia de Itaboraí.

Entre os vídeos que serão apresentados no Cine Ciências, instalado na Associação da Maior Idade, estão trabalhos da Mostra VerCiência Produções/MCTI, com documentários sobre Ciência e Tecnologia. E ainda a apresentação de produtos audiovisuais e radiofônicos das escolas que participaram do curso da instituição Viva Rio Socioambiental.

Já a Cecierj participa das atividades com a Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante que percorre municípios do Estado do Rio de Janeiro. Uma carreta especialmente adaptada com sala de exposição, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos ficará à disposição dos visitantes.

A Cruz Vermelha também atua nos dois últimos dias de atividades com trabalhos de orientação e prevenção à Saúde, oferecendo serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose e demonstração de primeiros socorros, entre outros. Já o Instituto Vital Brazil mostrará o trabalho desenvolvido pela Instituição, com uma exposição de animais peçonhentos.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

É coordenada pelo Ministério daCiência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia (C&T) e Educação.

O objetivo desta semana é democratizar o acesso ao conhecimento cinetífico e aproximar a população da ciência e da tecnologia. Assim, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o País. Em 2013, foram realizadas aproximadamente 34 mil atividades em 742 cidades brasileiras, coordenadas por mais de 1,1 mil instituições.

Sobre o autor

Deixe um comentário