TransOceânica: detonação no túnel Charitas-Cafubá acontece hoje

tunel0A última detonação do túnel Charitas-Cafubá no lado de Charitas em 2015 será realizada nesta sexta-feira, às 14h30. A operação mobilizará equipes da Defesa Civil e das áreas de saúde, segurança, trânsito e assistência social para orientar a retirada dos moradores da comunidade do Preventório.

Cerca de 400 famílias terão que deixar suas casas e seus trabalhos uma hora antes das detonações. Elas serão acolhidas no quartel do Corpo de Bombeiros na Avenida Quintino Bocaiuva.

Duas sirenes alertarão os moradores antes da explosão (uma faltando 30 minutos e outra, 15 minutos). Um terceiro sinal sonoro será ouvido no momento da detonação, que utilizará 72 quilos de explosivo. As famílias só poderão retornar aos imóveis após ouvirem a quarta e última sirene. Agentes da Secretaria de Saúde, ambulâncias da Samu e dos Bombeiros estarão de prontidão.

A NitTrans atuará no bloqueio e na orientação do trânsito nas ruas próximas, com apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal. O tráfego de catamarãs também será temporariamente interrompido. Também não serão permitidos voos de asa-delta e parapente no Parque da Cidade no momento da detonação.

No lado do Cafubá, as escavações do túnel chegaram a 500 metros de extensão (250 metros de cada galeria). Lá, as implosões continuarão ocorrendo diariamente até o dia 23 de dezembro, retornando no dia 4 de janeiro de 2016. O calendário de detonações que acontecerão no lado do Charitas a partir de janeiro será divulgado em breve.

Obra mais importante dos últimos 40 anos em Niterói, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia. Na primeira detonação do túnel pelo lado de Charitas, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que as galerias do túnel terão os nomes do historiador e jornalista Luís Antônio Pimentel, falecido este ano, e do ex-prefeito João Sampaio, falecido em 2011.

Sobre o autor

Deixe um comentário