Ações de Combate a Dengue são intensificadas em SG

Ações de Combate a Dengue são intensificadas em SG
Ações de Combate a Dengue são intensificadas em SG (Foto: Girlei Oliveira)

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Dengue realizado no último dia 19 de novembro, a Vigilância Ambiental em Saúde do município de São Gonçalo realizou uma ação preventiva contra o mosquito Aedes Aegypti na manhã de ontem, na praça Luiz Palmier, no Rodo. A ação marca o início da intensificação das ações de combate a dengue nos meses que antecedem o verão, época em que a infestação do mosquito é maior devido a elevação da temperatura e do aumento de chuvas, fatores que propiciam o nascimento das larvas do mosquito.

A ação contou com a participação da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) que realizou distribuição de panfletos e material informativo. A Vigilância Entomológica realizou amostragem no microscópio com as quatro fases do mosquito, que são ovo, larva, pupa e alado (mosquito adulto). Além disso, a população também pode realizar solicitações e denúncias sobre terrenos baldios com focos do mosquito. No local também houve aferição da pressão arterial e orientação do Núcleo de Hemoterapia do município, captando doadores de sangue para a unidade.

” É fundamental que a população tenha a consciência de que a responsabilidade pela redução dos casos de dengue em nosso país depende de todos nós. É realizando medidas para eliminar os criadouros que iremos evitar a proliferação do Aedes Aegypi”, explica o secretário de Saúde, Abel Martinez.

Representando os 266 alunos da Escola Municipal Mentor Couto, no Boaçu, quatro alunos participaram da atividade como parte da matéria de Ciências, onde fizerem um repelente caseiro e ajudaram a orientar a população.

“Não podemos acumular água parada nos vasos de plantas e pneus. Estou adorando participar”, disse Vitória Cristine, 8 anos.

Neste ano foram notificados 1177 casos de dengue em São Gonçalo. O último Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (Lira) realizado no município indica o resultado de índice de 1.0, o menor dos últimos quatro anos. Com o objetivo de identificar onde estão concentrados os focos do mosquito transmissor da dengue, o levantamento permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. As visitas dos agentes podem ser solicitadas através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Sobre o autor

Deixe um comentário