Agricultores de Itaboraí participam de palestras e conhecem o Cadastro Ambiental Rural

A preocupação com a preservação da qualidade do solo das propriedades rurais, consequentemente o cultivo de frutas, legumes e verduras propícios para o consumo, motivou a Prefeitura de Itaboraí a promover nesta quinta-feira (06/11), o Encontro de Produtores Rurais em parceria com a Emater Rio, órgão da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. Além de palestras, o homem do campo também recebeu informações sobre a necessidade da inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), programa do Ministério do Meio Ambiente, como fez o proprietário do Sítio Monte Sinai que recebeu o certificado e passa a ter acesso à linhas de crédito do governo federal.

“É importante esta parceria com os governos estadual e federal. Do início da administração do prefeito Helil Cardozo, janeiro do ano passado até hoje, melhoramos a qualidade da merenda escolar com produtos orgânicos, damos assistência técnica permanente a agricultura familiar e, neste momento, estamos vacinando contra a aftosa o gado bovino. Mais de 30 vias vicinais foram melhoradas através do programa Estrada da Produção, além de outras ações,” afirmou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco.

Ainda na abertura do evento, no salão nobre do Rotary Club, Zeca do Pacheco entregou o diploma do 1º CAR inscrito na Secretaria, ao agricultor Hernélio Vieira Costa, proprietário do Sitio Monte Sinai, em Perobas. A propriedade rural tem 3,6340 hectares e faz parte da agricultura familiar que fornece alimento de qualidade aos 33 mil alunos das 87 unidades escolares municipais.

Em seguida, a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal, Ana Paula Guimarães de Farias, falou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e esclareceu o que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“É um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das áreas de proteção permanente, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública. O objetivo é traçar um mapa digital, separando o que é floresta, identificar rios, lagos e áreas para reflorestamento etc”, afirmou.

Ana Paula fez o curso do programa do governo federal para implantar em Itaboraí. Agora, vai capacitar técnicos da Secretaria que, por sua vez, prestarão assessoria aos produtores rurais interessados em ingressar no CAR.

Os técnicos da Emater Rio, engenheiro agrônomo José Geraldo Moreira Basílio, e a veterinária Priscila Gianini Gonzalez, falaram, respectivamente, sobre os resultados do Programa Rio Rural e para que serve o PRONAF.

A programação do Encontro de Produtores Rurais terminou com uma visita a propriedade rural de Guilherme Coelho, no distrito de Pacheco, que cultiva plantas ornamentais e frutas.

Sobre o autor

Deixe um comentário