Escândalos de corrupção despertam desinteresse em eleitores, dizem especialistas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em eleições municipais o debate eleitoral gira em torno, normalmente, dos problemas do dia a dia dos cidadãos, como a falta de asfalto das ruas, a infraestrutura dos bairros e das cidades. Este ano, contudo, os temas locais têm disputado espaço com a repercussão das investigações da Operação Lava Jato, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a cassação do deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

corrupcao2O resultado disso, na avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é o aumento da desconfiança do eleitor em relação aos partidos políticos e na política como um todo. Neste cenário, estudiosos do processo eleitoral preveem um alto índice de abstenção, crescimento do voto nulo e o fortalecimento dos candidatos “antipartidários”.

“Há um descrédito total das pessoas nos partidos político. Pela experiência que eu tenho, dificilmente alguém, tirando os militantes mais identificados, vai votar pela escolha partidária. A população em geral está desacreditada dos partidos políticos. A tendência vai ser a opção pelo voto carismático, na pessoa, que é o voto efetivamente pessoal”, avalia o professor de direito eleitoral da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) Marcos Ramayana.

Escândalos

De acordo com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cientista política e especialista em comportamento eleitoral, Helcimara Telles, pesquisas recentes mostram que, a pouco mais de uma semana das eleições, a maioria do eleitores, especialmente nos grandes centros, ainda não definiu seus candidatos. Comportamento diferente do verificado em eleições passadas.

“Em Belo Horizonte, por exemplo, a gente tem por volta de 50% dos eleitores que não sabem em quem votar ou não querem votar porque ainda não escolheram. O que explica esse cenário de indecisão: primeiramente, há uma questão clássica no Brasil, que é uma baixa estruturação programática dos partidos. Ao mesmo tempo, temos uma coisa que é bastante conjuntural que são os escândalos midiáticos de corrupção e a disseminação bastante negativa do que é a política e a quase criminalização da política que recentemente tem sido oferecida ao público, sobretudo, pela Operação Lava Jato”, disse Helcimara Telles.

corrupcaoPara ela, a “espetacularização” e a “criminalização” da política tem aberto caminho para candidatos outsiders, aqueles com estilo e discursos antipartidários, que participam das eleições sem o apoio de grandes partidos nacionais e têm como lema que não são políticos.

“Há um cenário de altíssimo desinteresse na política e as pessoas, no chavão, não querem políticos [nos postos políticos]. Querem políticos que dizem que não são políticos. Do meu ponto de vista, tem a ver com a percepção alterada, reenquadrada e sobrerepresentada de que hoje o principal problema do Brasil seria a corrupção”, avalia Helcimara.

Já para a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) Maria do Socorro Sousa Braga, os escândalos envolvendo políticos têm impactado diretamente na forma como a população avalia a classe política.

“Isso é ruim. Temos uma campanha muito mais personalizada por conta dos problemas por trás dos partidos. Vamos chegar ao ápice da personalização. Com isso não se discute a grande política, grandes projetos, alternativas de políticas públicas que viriam com a orientação partidária. Quando se individualiza, não se trabalha a conjuntura”, disse Maria do Socorro.

Para Helcimara, inconscientemente, o eleitor descrente, revoltado, que pratica o “voto de protesto”, acaba trocando projetos de longo prazo por outros de curto prazo. Ela ressalta que o enfraquecimento das siglas enfraquece também a própria democracia. Além dos próprios partidos, Helcimara Telles atribui o atual momento de descrença dos eleitores na política à forma como a Justiça e o Ministério Público têm atuado nos escândalos de corrupção.

“O modo como a Lava Jato, especialmente, se apresenta, como o setor virtuoso, como se ela fosse patrimônio nacional. Não as investigações, nem as operações, mas o modo como ela se apresenta, se colocando no lugar da política e disputando capital político, como se a política fosse o reino exclusivo da corrupção, tirando da política qualquer virtuosismo e levando o eleitorado a descrer cada vez mais da política”, avalia

corrupcao1“O efeito disso, no geral, pode ser também negativo na medida em que se criminaliza e se descrimina os partidos enquanto atores relevantes para a democracia. Isso pode gerar, como gerou em outros países como Portugal, Itália, Grécia, Espanha, nos anos de 1990, um alto índice de antipartidarismo”, acrescentou a professora mineira.

Compra de votos

Outro efeito negativo do momento delicado da política e da economia brasileira, na avaliação do professor de direito eleitoral da FGV, é a troca do voto por vantagens. “Como estamos diante de um quadro de eleição municipal e temos uma carência econômica social muito grande, a tendência sempre é aumentar a compra de votos”, afirmou Ramayana.

“Muita gente vai vender o voto para trabalhar na campanha, carregando bandeira, fazendo um bico, uma atividade complementar. Tenho visto isso aqui na baixada fluminense no Rio de Janeiro. Mesmo com a proibição da doação de pessoas jurídicas existem algumas campanhas que estão usando ainda um dinheiro bem significativo, distribuindo material caro. Continua havendo o financiador laranja”, diz o professor.

Reflexão

Marcos Ramayana avalia que episódios como o impeachment e a cassação de Cunha podem provocar uma reflexão interna nos partidos que aperfeiçoe o processo de seleção das candidaturas. Se historicamente os partidos preocupam-se em investir em candidatos “bom de voto”, a partir de agora deve haver também a preocupação com o histórico do candidato.

“Qual é o reflexo do impeachment e [da cassação] do Cunha? Fez o povo pensar em não eleger pessoas que tenham problemas com a Justiça. Pessoas que estão com esse problema geram antagonismo com quem não tem. Quem é ficha limpa explora isso na campanha, um lado que antes não era tão explorado”, pontuou Ramayana.

“Um candidato fala assim: ‘vou melhorar a saúde e a educação’. Sim, mas além dessas melhoras o povo também quer saber se essa pessoa tem processo na Justiça. Passou a ter mais valor, coisa que o brasileiro não via muito. É um lado bom, positivo. Pelo menos o eleitor está mais esclarecido, até as pessoas mais humildes estão prestando atenção nisso.”

You may also like...

27 Responses

  1. May I just say what a relief to find somebody who genuinely knows what they’re discussing online.
    You actually realize how to bring an issue to light and make it important.
    More and more people have to read this and understand
    this side of your story. I was surprised you’re not
    more popular since you most certainly have the gift.

  2. Hi there, I discovered your website by means of Google whilst searching for a
    similar subject, your website came up, it seems good.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, simply changed into alert to your weblog via Google,
    and located that it’s truly informative. I’m going to be careful for brussels.
    I will be grateful should you proceed this in future.
    A lot of other folks shall be benefited from your writing.
    Cheers!

  3. I know this if off topic but I’m looking into starting my
    own weblog and was wondering what all is needed to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?

    I’m not very web smart so I’m not 100% positive.

    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.

    Thanks

  4. buy diz:

    naturally like your website but you need to check the
    spelling on several of your posts. Many of them are rife with
    spelling problems and I to find it very bothersome to inform the truth nevertheless I’ll surely come back
    again.

  5. download diz:

    Hi there to every body, it’s my first go to see of
    this website; this web site contains awesome and actually good stuff designed for readers.

  6. Definitely imagine that which you stated. Your favorite
    reason seemed to be on the net the simplest factor
    to remember of. I say to you, I definitely get irked whilst
    other people think about issues that they just do not realize about.

    You managed to hit the nail upon the top and
    defined out the whole thing with no need side effect , folks could take a signal.
    Will likely be again to get more. Thanks

  7. Hi there! This blog post could not be written much better!
    Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept talking about this. I’ll forward this information to
    him. Fairly certain he will have a great read.
    I appreciate you for sharing!

  8. cheap diz:

    Hiya very cool website!! Man .. Beautiful .. Superb .. I’ll bookmark
    your web site and take the feeds additionally?
    I am satisfied to search out so many useful information here within the put up, we want work out extra techniques in this
    regard, thanks for sharing. . . . . .

  9. cheap diz:

    Very good information. Lucky me I discovered your website by chance
    (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later!

  10. cheap diz:

    I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create
    this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz reply as I’m looking to construct my
    own blog and would like to know where u got this from.
    cheers

  11. buy diz:

    Definitely believe that which you said. Your favourite
    reason seemed to be at the web the easiest factor to
    remember of. I say to you, I definitely get irked even as folks think about worries that they just
    do not realize about. You managed to hit the nail upon the top and also outlined out the entire thing with no need
    side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more.

    Thanks

  12. here diz:

    I’m not sure exactly why but this site is loading extremely slow
    for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  13. download diz:

    I’m now not certain the place you are getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning more or working
    out more. Thank you for magnificent info I used to be searching for this information for my mission.

  14. cheap diz:

    Right away I am going to do my breakfast,
    after having my breakfast coming again to read additional news.

  15. here diz:

    Whats up very cool website!! Guy .. Beautiful .. Wonderful ..
    I will bookmark your web site and take the feeds additionally?
    I am happy to find a lot of useful information here within the submit, we’d like work out extra techniques on this
    regard, thanks for sharing. . . . . .

  16. here diz:

    I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was great.

    I don’t know who you are but certainly you are going to a famous
    blogger if you are not already 😉 Cheers!

  17. source diz:

    I think this is among the most important info for me.

    And i am glad reading your article. But want to remark on few general things, The site style is great, the articles is really great : D.
    Good job, cheers

  18. source diz:

    We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your web site offered us with helpful information to work on. You’ve
    performed a formidable task and our whole group
    will be grateful to you.

  19. Hello there! This article could not be written much better!

    Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He continually kept talking about this. I most certainly will send this article to
    him. Fairly certain he’ll have a very good read.
    Thanks for sharing!

  20. source diz:

    you are really a excellent webmaster. The web site loading pace is incredible.

    It seems that you’re doing any unique trick. Also, The contents are masterwork.
    you have done a excellent activity on this subject!

  21. buy diz:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.

    The sketch is attractive, your authored material
    stylish. nonetheless, you command get got an nervousness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot
    often inside case you shield this hike.

  22. here diz:

    Asking questions are in fact good thing if you are not understanding anything fully,
    but this piece of writing provides fastidious understanding even.

  23. download diz:

    I’ve been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article
    like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the
    web will be a lot more useful than ever before.

  24. Reta diz:

    I’ve been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

  25. Klara diz:

    I am extremely inspired with your writing skills and also with the layout in your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it’s rare to look a nice weblog like this one these days..

  26. Nice post. I learn one thing tougher on different blogs everyday. It will always be stimulating to learn content material from other writers and practice a little bit one thing from their store. I’d prefer to make use of some with the content material on my weblog whether you don’t mind. Natually I’ll provide you with a link on your net blog. Thanks for sharing.

  27. Não precisa pesquisa só tornar o voto facultativo,ai verão o que é descontentamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *