Horto de Itaipu já está aberto para lazer aos finais de semana

Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)
Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)

A Região Oceânica de Niterói, além de belas praias, conta agora com um pequeno e bucólico recanto que a partir deste sábado foi aberto à visitação de moradores de toda a cidade nos fins de semana: o Horto de Itaipu. Com 46 mil m², o local foi aberto ao público nesta manhã pelo prefeito exercício, Axel Grael ,e pela secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e já conquistou a aprovação de quem fez o primeiro passeio pelo local. Para incrementar ,a prefeitura vai promover uma série de atividades no lugar. Neste fim de semana a atração são as bikes do Pedal Gourmet, além de palestra sobre sustentabilidade, paisagismo e como manipular plantas.

Moradores jovens, da terceira idade e crianças podem, até o dia 2 de maio, participar do concurso de fotografia “Descubra o Horto de Niterói”, que vai premiar as melhores imagens feitas na área verde. O prêmio para o fotógrafo vencedor será um jantar em um restaurante da região. Para concorrer basta postar uma foto através da conta da rede social Instagram marcando a hashtag #VemProHortoItaipu. Os participantes terão suas fotos expostas no próprio espaço nos dias 7 e 8 de maio. O edital do concurso pode ser conferido no endereço http://goo.gl/MmW6gH.

“A cidade, e particularmente a Região Oceânica, cresceu e espaços como estes não foram valorizados. Estamos trabalhando para incentivar este tipo de local, uma pequena área verde onde a população possa ter essa interatividade. O objetivo é ampliar esta iniciativa para outros locais da cidade. Temos grandes parques aqui, que também podem funcionar como um ponto de integração para toda a família, além de tratar a sustentabilidade ao mesmo tempo”, afirmou Axel Grael.

Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)
Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)

A secretária de Conservação e Serviços Públicos Dayse Monassa, destacou que o Horto de Itaipu na realidade é um grande viveiro de mudas. É ali que ficam as espécies que são plantadas em praças e canteiros da cidade, além de ser o local onde as plantas que a prefeitura recebe para compensação ambiental ganham os cuidados necessários para serem plantadas nas ruas.

“Ficamos muito felizes com a aceitação do público que compareceu à abertura. Nos deu a certeza de que disponibilizar o Horto aos finais de semana é proporcionar um espaço de lazer e diversão para toda a família. Estamos abertos à sugestões da população para atividades relacionadas ao ambiente sustentável que o local proporciona “, disse a secretária.

De acordo com Dayse, o Horto receberá, além de eventos periódicos, a Feira Orgânica e de Economia Solidária, que já é realizada todos os sábados no Campo de São Bento. O lugar também ganhará um parquinho com brinquedos infantis, mais bancos para repouso e placas de identificação para que todos conheçam as espécies cultivadas. Pequenos eventos musicais serão desenvolvidos no espaço. Durante a semana, o espaço já funciona com atividades diárias do programa de ginástica do Gugu.

Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)
Horto de Itaipu aberto fins de semana (Divulgação / Axel Grael)

“Achei uma ótima iniciativa. Nós da Região Oceânica precisávamos de um espaço deste, contemplativo e mais climatizado, que possa ser utilizado por pessoas de todas as idades. É muito bem-vindo! “, disse Jane Colares, moradora da região há 27 anos.

Serviço :
Horto de Itaipu
Endereço : Avenida Pálvaro da Silva s/n – Maravista – Itaipu
Horário de funcionamento : Segunda à sexta-feira, de 7j às 16h, e aos finais de semana, das 8h ao meio dia.

Sobre o autor

Deixe um comentário