II Etapa do Estadual de Canoa Havaiana acontece neste domingo em Charitas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Divulgação

A praia de Charitas, na Zona Sul de Niterói, ganhará um colorido todo especial neste domingo (11/6) com a II Etapa do Estadual de Canoas Havaianas de 2017. A cidade, que já se consagrou mundialmente como capital da Vela no Brasil, destaca também como a cidade do estado a ter o maior número de clubes de Canoa Havaiana, barrando até mesmo a capital Rio de Janeiro.

Mais de quatrocentos competidores vão participar do evento, que está sendo promovido pela Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) com apoio da Escola de Remo do Niterói Hoe, e da Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Ao todo, são quatro etapas no calendário anual, duas delas vão ter como cenário as paisagens niteroienses. Os remadores vão disputar seis categorias: OC6 OPEN-Masculina, Feminina e OC6 -Estreante, Master, Sênior e Golden. Os percursos, que variam entre 8,5 km e 12 km, se iniciam nas boias na praia de Icaraí, seguem até a parte de trás da Ilha dos Cardos e finalizam no ponto inicial.

De acordo com a Federação do Estado, que hoje possui mil e quinhentos remadores cadastrados, a cidade de Niterói conta com mais de oito núcleos do esporte e cerca de oitocentos praticantes

“O número de remadores dobrou nos últimos três anos”, comemora o presidente da Federação do Estado e organizador do evento, Hélio Teixeira. Ainda segundo ele, a Canoa Havaiana vem crescendo a cada ano por ser um esporte praticado por pessoas de todas as idades, mesmo sem histórico de prática de atividades esportivas.

Os organizadores também ressaltam os cuidados com o meio ambiente: o evento não utilizará equipamentos que necessitem de instalação elétrica, hidráulica ou saneamento. A organização do evento também realizará uma coleta seletiva com os detritos produzidos pelos participantes e visitantes já que se trata de um esporte ecologicamente correto.

“Niterói tem as belezas naturais e também excelentes raias para a prática do esporte. Já se consagrou como cidade da Vela e agora abraça mais esse esporte que é a Canoa Havaiana. Nossas águas são perfeitas e favoráveis para a prática do esporte. Tanto é que das quatro etapas duas serão realizadas na cidade que também deverá receber a final em Itaipu. É uma cidade esportiva e isso é muito bom”, comemora o secretário de Esporte e lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas.

Programação:

8h – Largada das categorias: Sênior Masculino e Feminino (Acima 40 anos).

9h – Largada das categorias: Open Masculino e Feminino.

10h – Largada das categorias: Master Masculino e Feminino (Acima dos 50 anos).

11h – Largada da categoria Golden (Acima dos 60 anos).

12h – Largada das categorias: estreante Masculino e Feminino.

13h – Largada da categoria Mista Open

Serviço

Data do evento: 11 de junho de 2017.

Horário: 8h

Local: Praia de Charitas, em frente ao Aeroclube

Leia também

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *