Instituto Vital Brazil vai desenvolver soro contra o zika

  •  
  •  
  •  
  •  
Medicamento produzido pelo Vital Brazil, Mesilato de Imatinibe

Medicamento produzido pelo Vital Brazil, Mesilato de Imatinibe

O Instituto Vital Brazil firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a produção de soro contra o zika vírus. A finalidade é o tratamento dos indivíduos que já estão contaminados pelo vírus. A expectativa é de que o soro inative o vírus imediatamente após a aplicação, o que reduziria os casos de microcefalia. A expectativa é de que o soro fique pronto em três anos.

– Vamos trabalhar com o intuito de que a ação deste soro seja como a do soro contra a raiva. Quando aplicado, o vírus é imediatamente inativado no paciente. No caso de mulheres grávidas, acreditamos que, se aplicado assim que confirmado o diagnóstico, evitaremos que o vírus aja no sistema neurológico do feto – explicou o presidente do Vital Brazil, Antônio Werneck.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o problema número um do Brasil é a microcefalia, que está associada ao zika vírus. De outubro até dezembro do ano passado, foram registrados aproximadamente 3,5 mil casos.
A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada. Os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 centímetros. Até o dia 9 de janeiro, foram notificados à Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério 3.530 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 720 municípios de 21 estados.

O que é zika?

É uma doença viral aguda, transmitida por mosquitos, tais como Aedes aegypti. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 ou 7 dias.

A doença tem semelhança com a dengue em função de alguns sinais e sintomas apresentados pelos pacientes: febre; manchas pelo corpo com coceira; dor de cabeça e nas articulações, além de enjoo e dores musculares. Um fator diferencial é a presença de olho vermelho em alguns casos de infecção por zika.

You may also like...