Novos guardas municipais já atuam nas ruas de Niterói

  •  
  • 7
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
Novos guardas municipais já atuam nas ruas de Niterói na Operação Papai Noel (Foto: Péricles Rodrigues)

Novos guardas municipais já atuam nas ruas de Niterói na Operação Papai Noel (Foto: Péricles Rodrigues)

As ruas de Niterói já contam com o reforço dos 75 novos guardas municipais aprovados no maior concurso já realizado na cidade nesta área.

A equipe, que continua tendo aulas teóricas sobre inúmeras disciplinas, incluindo defesa pessoal, técnica de abordagem, manuseio de armas não letais entre outros, está atuando nas ruas de Icaraí e do Centro , na Operação Papai Noel, que vai até o dia 24 de dezembro. Neste período, o reforço está sendo dado em locais de maior concentração de pessoas em função das festas natalinas, além dos plantões normais na cidade.

Após o Natal, os novos guardas passarão a integrar também o contingente que atuará no Reveillon da cidade e participam ainda da Operação Verão na orla de Niterói.

As equipes estão divididas por grupos de até quatro guardas. No centro da cidade as rondas foram concentradas em ruas como Visconde do Rio Branco, Visconde Uruguai, Jardim São João, São Pedro, XV de Novembro, próximo às agências dos Correios e estação das barcas, e os grupos se deslocam para outras vias.

Em Icaraí, as ruas Moreira César Gavião Peixoto ganharam novos guardas que circulam também entre as ruas Otávio Carneiro e Domingues de Sá. Todo o contingente conta ainda com o apoio de viaturas e motocicletas dando apoio logístico e realizando rondas pelos bairros.

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, reuniu os novos agentes no Caminho Niemeyer para explicar a importância para a cidade deste novo grupamento estar na rua, e que a aproximação com a população era um ponto importante neste trabalho.

“ Já incorporamos o contingente de guardas concursados à Operação Papai Noel. Todos estão com supervisão de coordenadores mais antigos. A presença do guarda nas ruas inibi infrações ou pequenos delitos. Queremos garantir isso para os moradores. Também estaremos coibindo abusos em casos de comércio que ocupa a calçada com mercadorias e ainda a ação de ambulantes não credenciados“, disse Marcus Jardim .

O secretário explicou ainda que os novos guardas já estão participando de ordenamento de calçadas e chegaram a prestar os primeiros socorros para uma senhora que passou mal na rua.

“ Estamos muito satisfeitos com o fato da equipe estar assimilando muito bem o que está aprendendo nas aulas preparatórias. A cidade está ganhando”, disse o secretário.

You may also like...