Passagens de ônibus estão mais caras a partir de hoje em Niterói

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Prefeitura de Niterói informa que a tarifa única dos ônibus municipais terá reajuste a partir da meia-noite do dia 16 de janeiro (sábado) com base no equilíbrio econômico e financeiro previsto no contrato de concessão, firmado em dezembro de 2012 pela administração passada. A passagem passará de R$ 3,30 para R$ 3,70.

Só para efeito de comparação; no município do Rio de Janeiro, o reajuste nas tarifas públicas foi de 11,7%; o reajuste do salário mínimo nacional foi de 11,67%; o índice da inflação nos últimos 12 meses foi de 10,67%. Em Niterói, as tarifas subiram 12,12%. Apesar do aumento ser acima da inflação, não é ilegal. Mas o bolso do trabalhador vai sentir, de novo.

Houve a unificação das tarifas da Região Oceânica e dos ônibus com sistema de ar-condicionado para a tarifa mais baixa então praticada.

Durante 15 anos, a tarifa de Niterói foi igual à do Rio de Janeiro, e as empresas de ônibus queriam que ela voltasse a esse patamar. Entretanto, ela permanece abaixo do valor praticado na capital fluminense.

De acordo com a prefeitura, a frota de ônibus de Niterói é a mais nova da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A maioria dos coletivos hoje tem de dois a três anos de vida útil. Neste primeiro semestre, Niterói chegará a 75% de sua frota equipada com ar-condicionado, que é o maior percentual do Estado do Rio e de todas as regiões metropolitanas do país.

You may also like...

Deixe uma resposta