Ponte histórica do século XVII recebe Mundial de Saltos em Penhasco

A histórica ponte Stari Most, conhecida como Ponte Velha de Mostar, na Bósnia e Herzegovina, que data do século XVII, receberá a sétima etapa do Red Bull Cliff Diving no próximo sábado (24). Vinte e dois atletas da modalidade saltarão de uma plataforma de mais de 20 metros de altura sobre a ponte. O britânico Gary Hunt e a australiana Rhiannan Iffland lutarão para continuarem no topo do ranking e se aproximarem do título mundial, agora que restam apenas três etapas para o fim da temporada.

ponte1Entre os homens, a temporada 2016 tem sido, por enquanto, a mais competitiva da história do evento, com quatro vencedores diferentes nas seis últimas etapas. Gary Hunt também tem tido um ano atípico: ficou fora do lugar mais alto do pódio por duas vezes seguidas – nas seis temporadas anteriores, o britânico nunca ficou mais de duas provas sem vencer. Ainda assim, Hunt manteve o primeiro lugar do ranking desde que assumiu a liderança, na segunda etapa do Mundial no ano.

Publicidade
Publicidade

O domínio de Hunt não impediu o mexicano Jonathan Paredes, vice-líder do ranking, de diminuir a diferença de pontos em relação ao britânico. O mexicano usará toda a sua experiência para virar o jogo em Mostar com muita confiança. Não é para menos: Paredes conquistou sua primeira vitória no Red Bull Cliff Diving justamente na etapa da Bósnia e Herzegovina, em 2015. Desde então, evoluiu muito no esporte e, hoje, disputa o título. O americano Andy Jones, que esteve três vezes no pódio nesta temporada, também deve incomodar a vida do pentacampeão Hunt.

Pela primeira vez no Mundial, a Ponte Velha de Mostar também receberá saltos da categoria feminina, com a estreante australiana Rhiannan Iffland como centro das atenções. Em seu primeiro ano na competição, Iffland já tem três vitórias entre as quatro etapas disputadas pelas mulheres. Uma vitória na Bósnia deixará a australiana muito perto do título mundial, enquanto a canadense Lysanne Richard, única a superar Iffland até agora, na etapa da Itália, tentará desbancar a favorita novamente.

ponte3A sétima etapa do Red Bull Cliff Diving ganha ainda mais importância com as plataformas sobre a Ponte Stari Most. Com mais de 400 anos de história, ela cruza o rio Neretva e liga as duas partes da cidade de Mostar, tendo sido destruída durante a guerra da Bósnia, em 1993, e reconstruída com as pedras originais em 2004. Hoje considerada Patrimônio da UNESCO, a Ponte Velha de Mostar recebe o Mundial de Saltos em Penhasco no próximo sábado (24), com transmissão ao vivo na Red Bull TV, a partir das 9h20 (horário de Brasília).

Sobre o autor

Deixe um comentário