Prefeito Rodrigo Neves visita o barracão da Acadêmicos do Cubango

  •  
  • 4
  •  
  •  
    4
    Shares

O prefeito Rodrigo Neves visitou nesta quinta-feira (12.2), em sua hora de almoço, o barracão da escola de samba Acadêmicos do Cubango, que desfila no sábado de carnaval pelo grupo de acesso.

Acompanhado do presidente da agremiação, Olivier Luciano, o Pelé, e do carnavalesco Jaime Cezário, Neves recebeu explicações detalhadas sobre o enredo “Cubango, a Realeza Africana em Niterói”, e conheceu as principais alegorias que a escola levará para a Sapucaí.

A Cubango é a escola niteroiense com o maior número de títulos – são 19 -, a maioria exaltando os negros. Este ano, a verde e branca vai contar na avenida que Cubango é uma região de Angola e é o nome dado ao bairro considerado o berço da África em Niterói, lugar onde os negros se fixaram e montaram um quilombo.

“Quando se fala em Niterói sempre pensam na origem indígena da cidade. No entanto, os negros também influenciaram a história do município e é isso que vamos mostrar no desfile, a força do negro de Niterói. Cubango é a única escola de samba com nome africano do país e é também o único bairro de Niterói cujo nome não tem origem indígena”, explicou o carnavalesco, que há cinco anos está na agremiação.

A escola de samba desfilará com 2,5 mil componentes, distribuídos em 23 alas e cinco carros alegóricos. “A escola já tem tradição de falar das raízes africanas. Mostramos a verdadeira cultura do negro, onde ele conquistou o seu espaço. A comunidade está muito feliz e vamos levar essa alegria para a avenida”, disse Pelé.

O prefeito Rodrigo Neves exaltou o enredo da Cubango e o fato da escola ser a única no país que tem o nome genuinamente africano.

“Aproveitei a hora do almoço para fazer essa visita ao barracão e à equipe que trabalha neste projeto bem estruturado, que tem muito a ver com parte da história de Niterói, já que a cidade tem a única escola de samba do Brasil com um nome genuinamente africano, a Cubango, que também é o nome de uma região do município que tem forte predominância do povo negro. Nesse carnaval a escola está com um samba enredo muito bonito, que está mobilizando a comunidade e os componentes com um sentimento forte de pertencimento. Vim aqui para demonstrar meu apoio nesta reta final e para me colocar à disposição não como prefeito, mas como niteroiense que estará no desfile no próximo sábado. Estamos torcendo para que a Cubango vença esse carnaval”, afirmou Neves.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, que acompanhou a visita, destacou que fica muito feliz em ver a relação da cidade com a África sendo cada dia mais reforçada através das escolas de samba.

“Isso só confirma a nossa irmandade com a África. No ano que vem faremos o Encontro com a África, já estamos trabalhando há dois anos nesse evento. E ter as escolas da cidade representando esse tema completa o nosso trabalho. A gente continua caminhando junto com a sensação de um trabalho bem feito. Os melhores samba deste ano vêm de Niterói, que exaltam a África. Desejo muito sorte para a Cubango”, disse Maia.

Também participaram da visita o secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico; o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz; e o presidente da Neltur, Paulo Freitas.

You may also like...