Prefeitura de São Gonçalo inaugura Consultório na Rua

  •  
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Com o objetivo de levar a saúde para toda a população em situação de risco no município, o programa “Consultório na Rua” foi lançado nesta quarta-feira, dia 10, no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. O programa possui equipe composta por vários profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes sociais, psicólogos e assistentes sociais.

“Quando falamos em saúde, pensamos em hospitais, consultórios, postos de saúde, quando, na verdade, saúde é outra coisa que se inicia na família. Com esse projeto poderemos preencher essa lacuna na vida dessa população de rua”, ressaltou o secretário de Saúde de São Gonçalo, Abel Martinez.

Além de tratar as doenças e condições que mais atingem os moradores de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate às drogas, o “consultório na rua” também vai orientar sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Durante o atendimento os pacientes poderão fazer curativos, testes de diabetes, aferir pressão e também realizar outros procedimentos.

“O projeto é itinerante, voltado para a população de rua visando estabelecer cuidado básico e saúde para todos os moradores em situação de rua”, disse Thiago Pimentel Couto, coordenador do projeto.

A sede do “Consultório na Rua” está implantada no Polo Sanitário Hélio Cruz para proporcionar um melhor atendimento aos pacientes, mas a equipe circulará por todo o município atendendo toda segunda e sexta de 9h às 17h e terça e quinta das 18h às 22h. Todos aqueles que se encontram em venerabilidade social. O projeto é realizado em parceria com as secretarias municipais de Antidrogas e Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes no evento o presidente da fundação, Dimas Gadelha, a subsecretária de Atenção Básica, Lesley figueiredo, o subsecretário de Odontologia, Paulo Alberto Nascimento, o secretário de Antidrogas, Renato Mussi e o secretário de Segurança Publica, Oswaldo da Silva.

You may also like...