Prefeitura reinaugura Policlínica em Manilha

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde da última segunda-feira (10/07), a reinauguração da Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha. O equipamento criado através do decreto nº 86, de 08 de novembro de 2010 reabre as portas que nunca deveriam ter sido fechadas, pois comprometeu a saúde de muitas pessoas do município.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ao lado de seu vice, Wanderson Dias ressaltou que esta ação é apenas o começo de mudança e que o único problema do município é a falta de dinheiro, pois ninguém faz nada sem ele.

“Na última semana vimos à notícia que a Petrobras assinou um memorando de entendimentos com uma empresa chinesa para iniciar as negociações com o objetivo de fazer uma parceria estratégica para a conclusão da construção do Comperj. Não é nada de concreto, mas é uma esperança que temos que acreditar, pois só assim conseguiremos aumentar nossa arrecadação e o número de empregos para movimentar a cidade. Juntos vamos transformar esta cidade e oferecer uma saúde viável, com médicos e medicamentos para a população”, disse o prefeito agradecendo o apoio da Câmara de Vereadores.

A policlínica passa a oferecer “um cardápio” variado de atendimentos médicos, sendo as especialidades de dermatologia, neurologia, pediatria, psicologia, nutrição, odontologia, fisioterapia e ginecologia. Além de eletrocardiograma, sala de curativos, sala de vacinação, laboratório de coleta de sangue e Polo dos ostomizados. Os atendimentos médicos variam de um a três vezes por semana, de acordo com cada especialidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio a policlínica estava há quase um ano sem funcionar corretamente. O gestor da pasta agradeceu pela confiança do prefeito depositada nele e na equipe de profissionais da secretaria, e ressaltou que a pedido do chefe do executivo, nos próximos 30 dias, o Atendimento Médico Emergencial (AME) de Itambi também será reinaugurado.

“É uma felicidade poder devolver estes equipamentos de saúde de tão grande importância para a população. Assim, conseguiremos desafogar a porta de entrada do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Aqui na policlínica teremos uma média de 400 atendimentos semanais e na AME de Itambi, aproximadamente 400 atendimentos diários. É uma incumbência que o prefeito Dr. Sadinoel nos deu, e um desafio que nos impulsiona a melhorar cada dia mais”, disse o secretário da pasta.
Segundo a diretora administrativa da unidade, Géssica Cardoso em breve novas especialidades estarão disponíveis para a população, entre elas gastroenterologista, endocrinologista, cardiologista e exame eletroencefalograma.

“Nosso objetivo é oferecer uma melhoria na saúde para a população, com mais especialidades. Vale ressaltar que as marcações são realizadas pela Central de Regulação do município, após o paciente passar pela unidade de saúde da família, os conhecidos postos de saúde próximos as suas residências”.

A Policlínica conta com 13 salas, divididas entres consultórios para atendimento médico, acolhimento, fisioterapia, curativos, coleta de sangue, direção, recepção, eletrocardiograma, sala de vacinação, polo de ostomizados, e cozinha. Além de banheiros e área coberta. E conta com uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, administrativo, profissionais de saúde e serviços gerais.

Representando a Câmara de Vereadores, o edil Marcos Araújo falou da sua alegria em participar da cerimônia de reinauguração da Policlínica e da necessidade de continuar avançando por uma saúde melhor e mais digna.

“Eu tive o prazer de participar da inauguração desta policlínica em 2010, como vereador desta cidade. Sei da importância desta unidade para a população do sétimo distrito, devido à dificuldade de locomoção para o centro de Itaboraí. O prefeito tem tudo para melhorar esta cidade, mas para isso precisa da união de todos nós. Vamos fazer com que a nossa população volte a ter orgulho e prazer de viver nesta cidade”, frisou Marcos Araújo, destacando o apoio da Câmara de Vereadores.

A moradora de Itambi, Luciane de Deus da Silva, 32 anos foi uma das atendidas na Policlínica pelo médico neurologista Júlio Góes e ficou feliz em saber que a AME irá reabrir. Segundo a dona de casa, ela e família já utilizaram por diversas vezes os serviços da AME, como por exemplo, quando o filho teve pneumonia e quando a filha passou mal, por ingerir um vidro de dipirona acidentalmente.

“Eu moro perto da AME e sempre utilizei os serviços de lá. Quando eu fui ter meu último filho, que agora está com dois anos de idade, foi à ambulância da AME que me levou para o hospital municipal. Agora, com a certeza que ela irá reabrir fico mais tranquila, pois sei que terei um bom atendimento perto de casa”, disse Luciane.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *