Programa de reflorestamento contribui para recuperar áreas degradadas por queimadas em Niterói

Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói
Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, visitou na manhã desta terça-feira (26/4) o viveiro de mudas localizado na sede da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), no bairro de São Lourenço. As plantas são utilizadas no reflorestamento do Morro da Boa Vista, um dos mais vulneráveis do município com relação a queimadas.  Grael percorreu toda a encosta do morro, inclusive as áreas que foram afetadas pelo último grande incêndio, ocorrido há 10 dias.

O programa de reflorestamento da Clin é uma das iniciativas da Prefeitura de Niterói para recuperar áreas degradadas por queimadas. Os incêndios em vegetação têm sido comuns nos últimos dias em função da alta temperatura e da baixa umidade relativa do ar. Com a estiagem, a possibilidade de queimadas chega a limites críticos, colocando em risco não apenas as áreas verdes da cidade, mas também a saúde e a vida das pessoas que moram em comunidades próximas.

A Prefeitura de Niterói está em estágio de atenção com relação às queimadas. No domingo, bombeiros de Defesa Civil de Niterói foram acionados para atender a várias ocorrências. Houve incêndio nos morros do Holofote e Boa vista,  e nos bairros de Fátima e Jurujuba. Nesta terça-feira, os órgãos foram acionados para apagar uma queimada num morro em Camboinhas.

Quase todos os incêndios em vegetação têm origem humana, seja por ação criminosa ou acidental. Provocar incêndio em vegetação, assim como soltar balão, é crime, e os responsáveis estão sujeitos à prisão.

“Todo o cuidado é pouco. É importante que se entenda que o trabalho das pessoas que se mobilizam para apagar o incêndio causado por pessoas descuidadas requer um grande esforço e, em alguns casos, pode até mesmo colocar em risco a vida dos Bombeiros. O fogo, além de destruir áreas verdes e toda a sua biodiversidade, expõe a vida e o patrimônio de terceiros, aumenta o risco de futuros deslizamentos de encostas, aumenta o calor e deteriora a paisagem da cidade”, afirma Axel Grael.

 

Niterói Contra as Queimadas

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Niterói tem implementado uma política para a prevenção e  reposta às situações de incêndio em vegetação. O esforço resultou na criação, em 2014, do programa Niterói Contra as Queimadas, porque foi naquele ano que a cidade registrou recorde de queimadas.

“A prevenção e o controle do fogo nas encostas e áreas verdes de Niterói têm sido uma prioridade, e a cidade tem inovado na construção de um protagonismo municipal nesta agenda que tradicionalmente tem sido de atuação das esferas estaduais e federais. Estamos em estágio de atenção. No entanto, com a previsão de chuva nos próximos dias, os riscos de incêndio em vegetação diminuem”, explica Grael.

Viveiro da Clin

O reflorestamento do Morro da Boa Vista tem como objetivo proteger uma área de nascente e a encosta do local. O engenheiro florestal da Clin, Luiz Vicente Peres, explica que já foram plantadas mais de 8  mil mudas próprias para reflorestamento, como araroeira, pau-brasil, ipê-verde, ipê-branco, leiteira, paineiras, pés de caju, cajá e jabuticaba, entre outras espécies.

Outras 6 mil mudas estão sendo plantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos.

O viveiro também produz plantas ornamentais e possui mudas que podem ser usadas na arborização da cidade.

Além de Luiz Vicente, acompanharam a visita de Axel Grael o presidente da Clin, Antônio Lourosa; a coordenadora do EGP (Escritório de Gestão de Projetos), Valéria Braga; e o subsecretário municipal de Defesa Civil, Walace Medeiros.

Sobre o autor

Deixe um comentário