São Gonçalo ganhará duas UPAs em 2015

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O município de São Gonçalo ganhará duas novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) em 2015. Os bairros Nova Cidade e Pacheco foram os escolhidos para receberem as unidades, que vão ampliar e melhorar o acesso dos pacientes e a descentralização do atendimento de emergência no município.

A primeira a ser entregue será do bairro Nova Cidade, com previsão para ficar pronta em junho. As UPAs terão capacidade para atender cerca de 500 pacientes diariamente.

“A inauguração de mais duas UPAs é para dar uma assistência médica mais rápida e eficiente. As unidades atenderão casos de saúde que exijam atenção médica intermediária, como fraturas, problemas de pressão e infartos em distritos distantes do centro da cidade, o que torna o atendimento mais resolutivo, desafogando os prontos socorros do município”, explica o secretário de Saúde, Abel Martinez.

As UPAs contarão com consultório de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização. As unidades terão ainda dez leitos de observação para adultos e quatro infantis e outra sala com dois leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, para um hospital.

A “classificação de risco” irá determinar a urgência de cada caso e os de maior gravidade, priorizando e agilizando o melhor atendimento a todos os pacientes que derem entrada na unidade. A UPA contará com uma sala de urgência (sala amarela) com oito leitos de adultos e outra com quatro leitos infantis. Uma sala de emergência (sala vermelha), que abrigará os pacientes graves com dois leitos para adultos e duas salas de observação individual, uma para adulto e outra infantil.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *